Search the site...

OUR BRAVE NEW BLOG
  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS
  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS

OUR BRAVE NEW BLOG

[RESENHA] CINCO ESQUINAS - Mario Vargas Llosa

14/10/2016

60 Comentários

 
Por: Victor Heliângelo
Imagem
CINCO ESQUINAS

AUTOR: Mario Vargas Llosa

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2016

ANO DA EDIÇÃO: 2016

EDITORA: Alfaguara

PÁGINAS: 216

*Exemplar cedido em parceria.


      Eu estou numa hype absurda de ler latino-americanos. Conheci vários dos meus escritores preferidos nessa brincadeira, como Bolaño, Borges e Cortázar. Na minha biblioteca pessoal já havia dois livros do senhor Vargas Llosa e nenhum lido. Porém o primeiro livro escolhido por mim na parceria com a Companhia foi mais um dele, e dessa vez não teria jeito, era ler ou ler.

​      Para quem não conhece, Vargas Llosa é um peruano ganhador do Nobel de literatura (um dos seis que há na América Latina), escritor extremamente respeitado pela sua capacidade de contar grandes histórias e um dos principais participantes do boom literário da América Latina na década de 60, junto com Gabriel García Márquez, Carlos Fuentes, José Donoso, entre tantos outros maravilhosos que há nessa nossa terra. Então sabendo dessa importância toda eu esperava algo muito melhor do que li.

      Antes de críticas, porém, vamos de sinopse: Uma noite em que duas amigas ficam presas na mesma casa sozinhas por culpa do toque de recolher criado no governo Fujimori, elas descobrem uma nova faceta de suas sexualidades. Já os maridos não desconfiam de nada e nem têm tempo para isso, pois um deles está em fotos comprometedoras que estão nas mãos de um jornalista saído do TV Fama pronto para armar qualquer coisa por audiência.

      O primeiro capítulo é sensacional. Extremamente excitante mesmo com tão pouco, Llosa faz um retrato bem interessante da mulher em conflito por sempre ter achado o sexo lésbico errado, contudo o corpo colado de sua amiga no dela não deixa dúvida do que ela sente. Acontece que a partir daí o livro cai de qualidade, não bruscamente, mas é sentido, seja na construção dos personagens meio caricatos e inocentes, seja nas falas com pouca veracidade (ele teve a pachorra de usar o recurso idiota de um personagem explicar para o outro uma coisa que ele já sabe, como eu odeio quando isso acontece), aliás, isso é de longe o que mais me incomodou no livro: a escrita do Vargas Llosa é muito medíocre para um ganhador do Nobel, é tudo simplista demais, algo que não me incomodaria tanto, se não tivesse o fator expectativa mais o fator errinhos extras.

      Já a história é um thriller interessante, contando um pouco sobre a vida no Peru durante a horrível época da ditadura Fujimori (que ganhou do próprio Llosa na eleição que botou ele no poder), com a trama sendo rapidamente monopolizada pela Baixinha, provavelmente a única personagem boa do livro, tendo que lidar com as mortes a sua volta e negociações com o poder para manter seu pescoço e jornal vivos. A trama das garotas rapidamente cai numa rotina desinteressante, o engenheiro marido de uma das duas é sofrível de chato, mas protagoniza um capítulo interessante, porém breve, que poderia facilmente ser alongado se o Mario tirasse aquela parte inútil da matéria da revista, 5/6 páginas que só repetem tudo que foi dito antes. Ainda há também o capítulo que constitui a maior estética das obras do Llosa, onde vários diálogos rolam ao mesmo tempo e ele embaralha todos, mas fica tudo bem coerente e interessante, porém eu quero ver como ele fez da primeira vez (acho que foi em Conversa na Catedral) para saber se essa é apenas uma fórmula reutilizada ou algo a mais.

​      O projeto gráfico da Alfaguara é o padrão de sempre, a gramatura do papel é um pouco mais fina do que o dos outros livros do peruano, porém não é nada de mais. A capa representa bem o livro, que fala muito sobre imprensa e mulher. Um livro com muitos altos e baixos, e, como sempre, eu deixo para os senhores escolherem fazer a leitura ou não.
Acompanhe o blog através das redes sociais:
Twitter - Facebook - Instagram - Skoob
60 Comentários
Lia link
15/10/2016 05:44:52 am

Oi! Não conhecia o livro, nem o autor. É bom que o livro trate de assuntos mais tabu como a homossexualidade, ainda mais que tenha ganho um prémio nobel.
Os pontos negativos do livro citados na resenha nomeadamente de um personagem explicar a outro uma coisa que ele já sabe, é bem irritante de se ler.
Pena que o livro fosse caindo no que toca à qualidade da obra.
Beijinhos!

http://euliaeleio.blogspot.pt/

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 10:09:07 pm

Pois é, eu esperava um pouco mais no que diz respeito à escrita. Mas tenho outros livros do autor, quem sabe a experiência seja outra né? Beijos!

(Victor)

Responder
Pedro Hugo
15/10/2016 07:41:31 am

Um dos primeiros livros que o Victor resenha que eu fiquei interessado rsrs,é um livro bem interessante, abordando um tema que é tabu em uma época bem diferente.Assim que ler te falo o que achei.

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 10:15:33 pm

Opa, ficarei no aguardo. Abraços!

(Victor)

Responder
Marijlleite
15/10/2016 11:08:00 am

Olá, do autor eu já li Travessuras da Menina Má e gostei muito. Ainda não tive a oportunidade de ler os outros livros dele. Também tenho lido vários autores latino-americanos e eles são fascinantes!

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 10:27:43 pm

Esse eu tenho, mas ainda não li ahueahue. E sim, os latino-americanos são maravilhosos demais. Abraços!

(Victor)

Responder
Kamilla Brandão link
15/10/2016 12:31:40 pm

Oi Victor!
Não conhecia o livro, mas o autor eu já tinha ouvido falar - ainda não li nada dele. Fiquei surpresa pelos teus comentários, a história tinha uma trama boa, mas parece-me que o autor se perdeu em alguns pontos. O que torna, pra mim, a leitura um pouco arrastada. Acho que é compreensível sua expectativa, o cara ganhou o Nobel, para uma obra com dita por você: simplista demais.
Particularmente não tenho muito interesse não, mas quem sabe um dia, né? Espero que faças boas leituras, ou melhores que estas, nos livros que tens do autor em casa. rs
Beijos

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 10:43:56 pm

Oi, Kamilla. Tinha certas expectativas por conta do Nobel mesmo, mas ainda tenho esperança de que os próximos livros sejam melhores. Lerei e falarei aqui ahueahue. Abraços!

(Victor)

Responder
Fernanda Yano link
15/10/2016 12:57:43 pm

Oi

Muito bom encontrar essa resenha! Eu ainda não li nada do autor, mas tenho muita vontade.
Mesmo tendo os pontos negativos, a qualidade da história não ser tão boa e o recurso de um personagem explicar para outro uma coisa que ele já saiba, deve ser um tanto irritante, mesmo assim vou arriscar pelo tema e pela parte histórica.
Parabéns pela resenha, perfeita!!

bjs
Fernanda
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 10:46:31 pm

Oi, Fernanda. Obrigado pelo elogio. Espero então que tenha uma experiência melhor que eu ahueahue. Depois conta o que achou. Abraços!

(Victor)

Responder
Fabiely
15/10/2016 02:10:32 pm

Oii, parece ser super interessante, ainda mais por ser um livro que trata de assuntos bem fortes ''tabus'' nunca li nada do autor , mais adorei conhecer essa obra mesmo que não faça meu estilo creia que seja algo que deva ser lido!
Beijos

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 10:49:29 pm

Vai dar uma chance? Qualquer coisa conta aqui o que achou depois. Abraços!

(Victor)

Responder
Diovana link
16/10/2016 09:54:27 pm

Eu já tinha ouvido falar desse autor, mas nunca li nada dele, e aparentemente não é a primeira vez que lerei. Costumo criar grandes expectativas em cima dos livros, seja por estarem sendo muito comentados ultimamente ou por terem sido escritos por ganhadores do Nobel, e nesse caso, vendo uma resenha não tão otimista assim , não fiquei com vontade de ir atrás e procurar mais detalhes.

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 10:52:20 pm

Oi Diovana. Entendo... O autor deve aparecer aqui novamente com outras obras. Quem sabe você não mude de ideia né? Só ficar de olho. Abraços!

(Victor)

Responder
GILVANA ROCHA link
17/10/2016 03:02:26 pm

Oi, como sempre adoro suas resenhas, gosto muito da sinceridade que vc coloca nelas acho que isso é muito importante...Ainda não li nada do autor, mas fiquei curiosa sobre esse, vou anotar o nome é quem sabe eu tenha a oportunidade de ler mais na frente...

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 10:55:11 pm

Obrigado, Gilvana. Outros títulos dele aparecerão aqui, abraços!

(Victor)

Responder
Michele Lopez link
17/10/2016 03:56:05 pm

Olá,
Achei bem interessante a premissa do livro por causa dos assuntos abordados.
O autor parece discorrer com maestria sobre essa nova sexualidade descoberta entre as duas amigas, assim como também retratar de forma ímpar a ditadura vivida na época.
Pretendo procurar para ler, principalmente por ser de um autor que tem o peso de um Nobel.

http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:00:26 pm

Oi, Michele. Sem dúvida os assuntos abordados são importantes. Como eu disse, muitos altos e baixos, mas espero que mais altos que baixos para você aheahue. Depois conta o que achou. Abraços!

(Victor)

Responder
Thalita Ariane
18/10/2016 08:59:00 am

Olá!
Já li comentários muito bons a respeito das obras do autor e tenho curiosidade em conhecer alguma de suas histórias. Esse livro não despertou a minha curiosidade por ser um thriller e também por falar da ditadura, mas vou procurar outras obras dele.

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:02:31 pm

Oi, Thalita. Pode deixar que traremos outros títulos do autor aqui. Pode ser que te agrade mais. Abraços!

(Victor)

Responder
Samantha Rosa
18/10/2016 05:13:28 pm

Bem, a história em si, não me agradou, tem um fundo interessante por conta de conter o thriller, mas fora isso, não leria, ainda mais depois dos pontos negativos citados, o que acho uma pena, afinal, pelo visto o autor tem um nome de peso, já que ganhou o nobel, mas com uma história com tantos altos e baixo, acaba pecando e o leitor sente isso, fazendo com que a leitura não fosse tão boa.

Enfim, gostei da sua opinião sincera, mas não leria mesmo o livro.

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:06:34 pm

Oi Samantha. Obrigado. Pois é, eu esperava um pouquinho mais, mas lerei outros, ainda há esperanças. Abraços!

(Victor)

Responder
Yohana Sanfer link
18/10/2016 06:22:16 pm

Olá! Já conhecia o livro de outras resenhas e me parece uma leitura interessante. Entendo suas críticas e expectativas e acho que também teria certa decepção quanto a isso. No entanto, leria mesmo assim. Parabéns pela olhar sensível da sua resenha!

Bjs Yohana Sanfer http://www.papelpalavracoracao.com.br/

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:07:37 pm

Muito obrigado, Yohana. Beijos!

(Victor)

Responder
Déborah
18/10/2016 08:43:01 pm

Oie.
Sou apaixonada pelo Llosa e diferente de você nada vejo de medíocre na escrita dele. Talvez seja porque estou acostumada a lê-lo no original. Quem sabe...
Mas aí é questão de gosto e opinião. :)
Não conhecia esse livro dele e já está na lista de desejados.

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:08:30 pm

Oi Déborah. Só pude julgar pelo que li, que foi esse livro, mas pretendo ler outros do autor também. Quem sabe não mude de ideia né? Abraços!

(Victor)

Responder
Luisa Aranha link
19/10/2016 04:13:34 pm

Temos muitos autores latinos que se destacam. Lossa é um deles e seus livros sempre são surpresas agradáveis!
bjos

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:11:47 pm

Lerei outros livros do autor, Luisa, pode deixar ahueahue. Beijos!

(Victor)

Responder
Juliana Holdefer link
19/10/2016 09:04:58 pm

Não me interessei, nem pela capa, nem pela sinopse. Mas sua resenha tá ótima, arrasou!

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:17:26 pm

Obrigado.

(Victor)

Responder
Joana link
19/10/2016 10:04:29 pm

Thriller? Não muito obrigada, já tenho um livro para ler desse gênero e já acho muito. Apesar disso a resenha ficou legal, e nossa nunca tinha ouvido falar dessa editora

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:22:04 pm

Então tá bem né ahueahuehue. É um selo da Companhia das Letras. Vai aparecer mais vezes por aqui inclusive. Abraços!

(Victor)

Responder
Tatiana Mareto Silva link
20/10/2016 08:44:34 am

Muito boa resenha. Ainda não li a obra, mas gosto dessa mescla de literatura com fatos reais. Já anotei no caderninho, a resenha foi instigante! Beijos.

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:22:42 pm

Obrigado, Tatiana. Beijos!

(Victor)

Responder
Marcelo Junior link
20/10/2016 05:14:32 pm

Nunca havia visto este livro, ele parece ser bem legal!! Ameu sua postagem!

Marcelo Júnior - Mistérios Literários
http://misteriosliterarios.com.br/

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:23:52 pm

É lançamento, talvez seja isso. Obrigado!

(Victor)

Responder
Raissa link
20/10/2016 06:52:44 pm

adorei a sinceridade! hahahha não conhecia o livro nem o autor, eu esperava mais representatividade lésbica, mas ao mesmo tempo entendo que não da pra esperar muito sobre o tema vindo de um homem, já que grande parte fetichiza demais relações lésbicas.

Responder
Our Brave New Blog
29/10/2016 05:13:03 pm

Olá Raissa! Eu não diria que um homem nunca saberia escrever sobre uma relação lesbica, mas o fato é que nesse livro é uma questão meio superficial mesmo, mas tenho certeza de que se procurar você vai achar algum homem escrevendo bem sobre o tema.

(Victor)

Responder
Beatriz Prado link
20/10/2016 06:53:16 pm

Resenha ficou ótima ❤ ate me deu um pouquinho de curiosidade por conta do tema e da época, quem sabe né?

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:24:37 pm

Caso leia, conte aqui depois o que achou. Abraços!

(Victor)

Responder
Tamara MR link
20/10/2016 08:34:26 pm

Como sempre a resenha super bem escrita e com sinceridade. Não conhecia o autor, aliás preciso mesmo ler mais autores daqui de perto, acho que estou perdendo boas leituras. Gosto de livros que envolve fatos históricos reais. O enredo não é um dos meus favoritos, mas quem saber eu não me aventure nessa história.
Obrigada pela dica!

Tamara

tamaravilhosamente.blogspot.com.br

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:28:52 pm

Com certeza está. Uma das melhores coisas que eu fiz foi buscar a literatura desses lugares. Alguns dos meus escritores favoritos são de países vizinhos. Espero que encontre boas leituras, abraços!

(Victor)

Responder
Juliana Martins link
21/10/2016 10:27:50 am

Amo a sinceridade de vocês nas resenhas do blog, de verdade! Nunca tinha ouvido falar desse livro e pela resenha ele não me atraiu muito, sem falar que tá um pouco fora da minha zona de conforto literária hahahaha
Mas adorei a resenha!


Beijos,
www.quartodoslivros.com.br

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:32:28 pm

Obrigado, Juliana. Beijos!

(Victor)

Responder
Paloma link
22/10/2016 10:13:13 pm

Uaaau!
Essa capa é muuuuito bonita♥
Gostei muito da premissa, é uma pena que o autor não soube dar mais veracidade a história. Se não fosse isso acho que acrescentaria na lista de leituras agorinha hahah

Um beijo, ADOREI a resenha♥

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:33:27 pm

Obrigado, Paloma. Beijos!

(Victor)

Responder
Priscila Assis link
22/10/2016 11:53:59 pm

Oii,

Não conhecia esse livro e fiquei bem curiosa com a premissa da história. Parece ser uma história e tanto.

beijos

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:34:00 pm

Depois conta aqui o que achou, beijos!

(Victor)

Responder
Caroline Moreira link
24/10/2016 04:21:56 pm

Então, eu gostei muito da capa, achei ela bem interessante e bonitinha para se ter! Ahahaha e em relação à resenha, acho que não me interessaria muito, e com suas críticas está cortado da minha lista hahah

Bjos, Carol
Blog com V.

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:34:48 pm

"bonitinha para se ter" ahueahue, entendo... Trarei outros do autor aqui. Beijos!

(Victor)

Responder
Nathalia Simião
24/10/2016 09:33:13 pm

Olá, adorei a resenha! Foi bem sincera e consegui ter uma boa noção do livro!
Nunca li nada de nenhum escritor latino-americano que eu me lembre, nem de um ganhador do Nobel provavelmente (to me sentindo pouco culta hahah), e realmente, de um escritor desse prestígio se espera uma história extraordinária né?
Achei a premissa interessante, essa coisa de achar errado e se conhecer e tal, mas tudo o que você me disse ainda pareceu pouco pra segurar um livro. Assim, não me chama tanta a atenção, sinceramente, mas ainda espero um dia poder ler alguma obra do tipo.

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:37:42 pm

Oi, Nathalia. Sem problemas, mas, caso queira conhecer, é só ficar de olho aqui pois falaremos de muitos outros. Talvez algum te agrade mais. Abraços!

(Victor)

Responder
cila-leitora voraz link
24/10/2016 10:21:32 pm

Oi Victor, tudo bem?
Confesso que não conhecia o autor e nem sua obra. Não gostei muito desse enredo, ele por is só não chamou minha atenção. E depois de seus apontamentos, acredito que não sou o público alvo dele. Mas como ele é premiado, talvez, seja uma ótima dica para seus fãs. Gostei muito da sua sinceridade e da resenha!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:36:29 pm

Oi Cila, tudo e aí? Obrigado pelos elogios, beijos!

(Victor)

Responder
Jéss link
26/10/2016 05:23:41 pm

Não leria esse livro pelo enredo que não faz muito meu estilo.

Adoro sua sinceridade, ainda mais quando chama o Autor de medíocre haha como ele ganhou um Nobel? gostaria de saber os critérios! haha

Beijos
Jéss
www.pintandoasletras.com.br

Responder
Our Brave New Blog
28/10/2016 11:35:42 pm

Bom, é pela obra inteira, então fica difícil eu julgar por um livro só, preciso ler os outros ahueahue. Beijos!

(Victor)

Responder
Livrofilia link
8/11/2016 02:47:28 pm

Gostei do nome do livro e da capa, comecei ficar interessado quando tu começou descrever o livro, mas acabei desinteressando quando tu falou dos pontos negativos do mesmo. Tive uma experiência horrível com um livro, onde a autora explica tudo, mas foi o ápice quando ela abre uma nota de rodapé pra explicar quem é a Minnie. Fiquei pensando se existe alguém que não conheça a Minnie. Decepção total.
Gostei da sua resenha.

http://www.livrofilia.com/

Responder
Our Brave New Blog
16/11/2016 01:10:58 am

Nossa, pesado isso aí da Minnie, um pouco de mais talvez ahueahuehua. Obrigado, abraços!

(Victor)

Responder
Johany Medeiros link
2/12/2016 03:26:21 pm

Oi oi
Eu achei mega interessante a tua crítica e me deixou com aquele gostinho de "Preciso ler para amar o livro e vim aqui discutir com o Victor" HAHAHHA

Adoro como você e a Carol são críticos, acho que é isso que me faz voltar sempre a esse blog.

Parabéns pela crítica.

Responder
Our Brave New Blog
3/12/2016 12:19:30 pm

Opa, façamos isso então aehuaehue. Obrigado, beijos!

(Victor)

Responder



Enviar uma resposta.

    ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

    Imagem
    Imagem
    Imagem

    Imagem

    AUTORES

    ​Durante um passeio pelo Mundo das Ideias, Carolina Souza encontra a perfeição em forma de Homem conhecido como Victor Heliângelo e o convida para falar mal dos livros da Biblioteca de Babel neste bravo blog.

    (Nota da Carol: Queria deixar claro que não fui eu que escrevi a baboseira acima. Beijos de luz.)


    FACEBOOK


    INSTAGRAM


    TWITTER

    Tweets de @ourbravenewblog

    Imagem

    EDITORAS PARCEIRAS

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem

Powered by Create your own unique website with customizable templates.