Hoje eu trouxe dois livros, que dão início a sagas, com bastante ação e algumas semelhanças: somos jovens, carismáticos, corremos perigos e precisamos sobreviver. Eu sei, a história parece batida (e é), mas eu juro que são bacanas, e as circunstâncias e desenvolvimento ocorrem de forma diferente. São eles: Eu Sou o Número Quatro, lançado pela Intrínseca e lido em 2011 (!!!), e Mundo Novo lançado pela Seguinte e lido no finalzinho de 2014. Lets go, people!!

Eu sou o Número Quatro foi o que despertou em mim o interesse pela leitura, ele tem um valor sentimental muito grande e não largo essa saga (Os Legados de Lorien) por nada, embora os autores tenham decidido lançar SETE volumes, matando os fãs do coração!!! O sexto já saiu aliás gente, só falta mais um, que dor!!!! Apesar de ter lido esse livro há quase cinco anos atrás, ele continua sendo muito querido e não podia deixar de falar sobre ele aqui. Muitas pessoas me criticam (Victor), MAS EU NÃO LIGO OK?! Amo Os Legados de Lorien e vou protegê-la. Continuando...
Eu não sou muito fã de umas ficções exageradas, não curto super heróis, poderes e essas coisas, mas eu abri muitas exceções na leitura desses livros.
A história é a seguinte: John Smith, também conhecido como Número Quatro, veio de Lorien, um planeta destruído pelos Mogadorianos, do planeta Mogadore. Quatro faz parte de um grupo conhecido como Garde, onde cada membro é representado por um número, sendo nove no total. Esses nove sobreviventes vieram buscar refúgio na Terra, mas os Mogadorianos descobriram e agora pretendem acabar com o nosso planeta também. A única coisa que os impede é a Garde e seus legados (que são poderes) e é por isso que eles precisam destruir um a um, na ordem numérica. John é o próximo da lista da matança.
O livro é narrado em primeira pessoa e desde a primeira cena já é carregado de ação. Gosto muito dos personagens, e, conforme a série avança, conhecemos outros números. Em determinados livros, a narração fica dividida entre os personagens, o que é bem legal para conhecer a personalidade de cada um. Sempre que leio, me pego apreensiva. Infelizmente, a saga não é TÃO conhecida aqui e o filme, estrelado por Alex Pettyfer e Teresa Palmer, não fez muito sucesso, portanto não tivemos continuação... mas tudo bem vai, sete livros já tá de bom tamanho né?!
* Para o caso de vocês estranhar o nome, Pittacus Lore é o pseudônimo dos dois autores que escrevem a série, ao mesmo tempo que é um dos personagens da história.

Mundo Novo traz a história de um vírus que dizimou toda a população deixando somente os adolescentes. Quem narra tudo é Jefferson e Donna, pertencentes à tribo da Washington Square. Com recursos super escassos e os jovens se dividindo em grupos, criando uma certa tensão entre eles, sobreviver não é nada fácil. O pior é que todos sabem que, ao completar dezoito anos, eles morrerão e não fazem ideia do porquê, de onde surgiu a tal Doença e o principal: como pará-la. Agora, por ideia de Crânio, eles partem em busca de respostas, enfrentando vários riscos pelo caminho. Uma pergunta: vocês já imaginaram o mundo sendo “governado” por adolescentes? E adolescentes sem nenhuma perspectiva de futuro? Pode ser meio louca a coisa né... E é.
Gostei muito dos personagens e me apeguei muito facilmente. Apesar de se passar em um mundo pós-apocalíptico, em meio ao caos, o autor ainda conseguiu criar alguns momentos cômicos na narrativa. A leitura foi super rápida e terminou com um gostinho de quero mais. Para a sorte dos leitores, é uma trilogia e o segundo volume já foi lançado por aqui, intitulado Nova Ordem. Ainda não li porque o preço é meio salgadinho e eu tenho fé de que vai melhorar, mas com certeza irei. Ah, para quem ainda não sacou, é uma distopia sim, viu?! E por se tratar do gênero, é óbvio que Chris inseriu algumas críticas à nossa sociedade. Para quem curte distopias atuais e quer arriscar coisas novas, fora do eixo que já muito se conhece, acho válido tentar.
E aí? Já leram algum? Pretendem ler? Curtiram o post? Outros desse tipo aparecerão por aqui qualquer dia, aliás, no nosso instagram tem uma foto com os livros que serão falados nessa coluna. Fiquem de olho. Beijos ♥