Search the site...

OUR BRAVE NEW BLOG
  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS
  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS

OUR BRAVE NEW BLOG

[RESENHA] O CHEIRO DO RALO - Lourenço Mutarelli

10/2/2016

12 Comments

 
Por: Victor Heliângelo
Imagem
 O CHEIRO DO RALO

 Autor: Lourenço Mutarelli 

 Editora: Companhia das Letras

 Ano: 2011

 Páginas: 184


​     Migrar de uma mídia para outra não deve ser fácil para ninguém. Já vi muito escritor chegando aos quadrinhos e fazendo coisas horrorosas, quadrinistas pegando uma câmera e matando obras que tinham tudo para dar certo (sim Frank, é você mesmo) e uma quantidade inacreditável de cantores que acham que atuar em filmes é o mesmo que atuar em clipes de música, entre outros. Contudo sempre existe a exceção da regra, e Lourenço Mutarelli quebrou a regra em níveis épicos.
 
     Quadrinista que migrou para os livros, Mutarelli já em seu primeiro livro mostrou com o Cheiro Do Ralo que a visão vinda de outra área da arte pode fazer coisas realmente originais. No meio das HQs ele já é considerado um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempo, tendo uma de suas graphic novels escolhidas para estar no livro 1001 Comics You Must Read Before You Die (que ainda não saiu no Brasil), onde apenas cinco obras brasileiras entraram.
 
     Vamos à sinopse: nosso protagonista sem nome é um comprador e revendedor das tralhas que as pessoas oferecem a ele, e nesse lugar onde ele trabalha, o ralo do banheirinho quebrou, fazendo-o ficar sempre constrangido e dizer que o cheiro vem do ralo e não dele. Num belo dia, o personagem fica fascinado e obcecado na bunda da garçonete do barzinho que ele vai e fica fazendo planos para comprá-la, enquanto o cheiro do ralo mexe cada vez mais com a sua cabeça.
 
     Quando você abrir a edição lindíssima da Companhia das Letras (CORTE MOLESKINI MLK PQ SÓ OS MESTRES TEM ESSE DIREITO) em uma página aleatória, vai achar que comprou uma obra de poesia e ninguém te avisou. É impressionante pensar que logo no primeiro livro Mutarelli consegue fazer um estilo de escrita muito autêntico e até mesmo inclassificável. Algo como uma mistura de teatro com fluxo de consciência. Eu sei, parece totalmente impossível fazer uma coisa dessas, mas ao mesmo tempo em que a narrativa é rápida e pouco descritiva (nem nome os personagens tem), tudo sempre é pontuado com o que está se passando na mente do nosso perturbado herói. Junto com a escolha certeira de palavras, o texto parece poesia pura. Um dos melhores escritores da atualidade sem sombra de dúvidas.
 
     Em contrapartida a beleza da forma escrita, o conteúdo não podia ser mais sujo (trocadalho do carilho). Lourenço cria um personagem extremamente complexo e que te faz sentir pena e repulsa ao mesmo tempo, o protagonista chega a várias teorias da conspiração malucas e divertidas, acha que pode resolver tudo com dinheiro e todos que passam pela sua vida o fazem mudar, para melhor ou para pior. Tudo isso temperado com o cheiro de merda que sai do banheirinho, a procura intensa pela figura do pai e varias interações entre as pessoas que chegam para vender coisas e geram situações esquisitas, perturbadoras ou engraçadíssimas.
 
     Por ser apenas o primeiro livro, espero encontrar nos próximos um nível ainda mais alto na refinada narrativa e muito mais indicações de livros que o mestre faz através de seus personagens, escritores que “escrevem no ritmo do seu pensamento”. O acabamento da Companhia das Letras é um dos melhores que eu já vi para um livro da editora, a capa é do próprio Lourenço e eu não sei por que você ainda está lendo isso aqui e não algo que esse cara escreveu, toma vergonha na cara moleque.
Acompanhe o blog através das redes sociais:
Twitter - Facebook - Instagram
12 Comments
Suzana Chaves Linhares link
22/7/2016 08:30:21 pm

Oiii! Amei seu texto! Parece de revista! Não conhecia o livro e gostei bastante do seu ponto de vista. Me interessei em.ler. A capa é bem.bonita. beijos!

Reply
Our Brave New Blog
24/7/2016 02:02:31 pm

Olá Suzana! O que seria parecer de revista? haehuaehu, eu acho que falo besteira demais para isso ahueahu. Obrigado pelos elogios e beijos!

(Victor)

Reply
Rafael Rodrigues link
23/7/2016 09:13:26 am

Gostei bastante da resenha, só não concordei com a citação ao Frank Miller hahahah. Sin city é um bom filme.
Não conhecia o escritor, vou dar uma pesquisada nas hqs dele.

Abraços
naciadelivros.blogspot.com.br

Reply
Our Brave New Blog
24/7/2016 02:05:25 pm

Olá Rafael! Eu só falei a vdd auheahuehu mas me referia a outro filme, pq em Sin City quem dirigiu mesmo foi o Robert Rodriguez (mesmo assim não gosto, mas ai nem da hq). Tava falando de Spirit, personagem criado pelo Will Eisner que o Miller resolveu levar para o cinema e estragou tudo ahueaehua, acontece. Obrigado pelos elogios e abraços!

(Victor)

Reply
Eloísa Pompermayer link
23/7/2016 10:52:39 am

Oláá Carol
Ainda não conhecia o livro, nem tinha lido resenhas dele, mas fiquei com vontade de ler, porém acredito que vou demorar a ler por motivos de money! kkkkk
Bjoos

Reply
Our Brave New Blog
24/7/2016 02:14:50 pm

Olá Eloísa! O importante é ter gostado e prometer que vai ler um dia, beijos!

(Não é a Carol) (Victor)

Reply
Tamara MR link
23/7/2016 05:16:15 pm

Gente, não conhecia esse livro também não. Mas fiquei super curiosa pra ler essa história! Parabéns pela resenha super pontual! Você escreve muito bem!
Abraços!
Tamara

Reply
Our Brave New Blog
24/7/2016 02:20:49 pm

Olá Tamara! Obrigado pelos elogios, abraços!

(Victor)

Reply
Juliana link
23/7/2016 09:09:43 pm

Então, começar esse comentário dizendo que não tinha ouvido falar falar desse autor brasileiro, e se já ouvi de relance, nunca prestei atenção. Não é um estilo/gênero de livro que me agrada, porém, eu gostei muito de algo nesse livro, dos personagens não terem nomes. Acho que isso seria algo muito legal par se ler, e você podendo colocar um nome, como se você visse algum conhecido seu no lugar dos personagens :)
Ótima critica, parabéns :)
Bjs Ju

Reply
Our Brave New Blog
24/7/2016 02:27:12 pm

Olá Juliana! Eu nunca pensei que alguem aproveitasse a falta de nome dos personagens para botar os amigos aahuehuaeh, até pq eu ja vi o filme e está registrado quem é quem na minha mente uhaehua, obrigado pelos elogios e beijos!

(Victor)

Reply
Emily link
9/8/2016 11:20:18 pm

O nome desse livro se torna um pouco engraçado se você não souber que tem relação com a história.
Você tem razão em relação a pessoas que são de uma área e acabam indo para outra, sempre acaba dando algo errado. Acho legal que tenha dado certo com esse autor. Agora tô curiosa pra saber o fim dessa história de personagens que não possuem nome.
Boa resenha.

Reply
Our Brave New Blog
10/8/2016 06:23:38 pm

Os nomes dos livros desse autor costumam ser meio diferentes mesmo auhuehue. Pois é, Mutarelli é a exceção da regra.
Obrigado pelo elogio, abraços!

(Victor)

Reply



Leave a Reply.

    ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

    Imagem
    Imagem
    Imagem

    Imagem

    AUTORES

    ​Durante um passeio pelo Mundo das Ideias, Carolina Souza encontra a perfeição em forma de Homem conhecido como Victor Heliângelo e o convida para falar mal dos livros da Biblioteca de Babel neste bravo blog.

    (Nota da Carol: Queria deixar claro que não fui eu que escrevi a baboseira acima. Beijos de luz.)


    FACEBOOK


    INSTAGRAM


    TWITTER

    Tweets de @ourbravenewblog

    Imagem

    EDITORAS PARCEIRAS

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem

Powered by Create your own unique website with customizable templates.