
Autora: Harper Lee
Editora: José Olympio
Ano: 2015
Páginas: 350
A partir daí, Scout e Jem enfrentam provocações, se envolvem em brigas e ganham olhares esquisitos por serem filhos de quem são, um defensor dos negros. O que a princípio lhes causa estranhamento, porque, enquanto todas as outras famílias reforçam o preconceito, Atticus tenta educar seus filhos de um modo mais humano. Ele é o tipo de pessoa que você adoraria ter por perto. Melhor pessoa!!
O livro consegue falar de temas pesados - e atuais - como o preconceito e injustiças sociais de uma forma leve, por conta do olhar infantil e inocente de Scout, que foi uma das melhores personagens que já encontrei. Aliás, Harper Lee conseguiu criar personagens maravilhosos para essa história. Além dos já citados, temos Calpúrnia, a cozinheira, negra e amiga das crianças, que contribui bastante para a educação deles e é muito respeitada dentro da casa.
Eu tinha muitas expectativas quanto à obra e confesso que em determinada hora achei o livro um pouco parado. Mas foi só por um pequeno momento, o que não o diminuiu nem um pouquinho a grandeza do enredo. Foi quando me deparei com a cena do tribunal, que me fez enfrentar um baita dilema: abraço o livro, a autora, o advogado ou só termino de ler??? QUE CENA AMIGOS!!!!!
Quanto ao título original (To Kill a Mockingbird), após algumas pesquisas, encontrei a teoria de que Mockingbird seria um simbolismo para inocência, que é perdida pelos personagens no decorrer da trama. Achei essa relação muito bacana.
Descobri recentemente também que Scout significa: "observador", "sentinela", "explorar cautelosamente para obter informações". E nossa protagonista é exatamente assim. Observa tudo e faz muitas perguntas. Acredito então que a escolha do apelido não tenha sido por acaso. Me abraça Harper!!
"O Sol é Para Todos", vencedor do Prêmio Pulitzer de literatura, é considerado um dos romances norte-americanos mais importantes do século XX e possui um filme homônimo vencedor do Oscar. Cinquenta e cinco anos depois, foi lançado "Vá, coloque um vigia", a continuação do clássico, que mostra Scout em sua fase adulta. Em breve, teremos resenha desse livro aqui também.
Esse é definitivamente um livro que todos deveriam ter em suas estantes e se for para adicionar mais um comentário positivo sobre: a capa da edição nova, feita pela Editora José Olympio está maravilhosa!!! Corram, comprem e morram de amores como eu.
** A resenha de Vá, Coloque um Vigia já saiu!! Clique aqui para conferir!