Search the site...

  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS
  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS

OUR BRAVE NEW BLOG

[RESENHA] O MAR - John Banville

10/3/2017

38 Comentários

 
Por: Victor Heliângelo
Imagem
O MAR

AUTOR: John Banville

ANO DE LANÇAMENTO: 2005

ANO DA EDIÇÃO: 2014
​
EDITORA: Biblioteca Azul

PÁGINAS: 227


      Vou falar para vocês, tô com a maior preguiça para escrever essa resenha. E o motivo é bem óbvio: eu não gostei do livro. Aliás, cada vez ando mais puto com esse negócio de estrutura narrativa. Quando você descobre que o trabalho do cara está sendo guiado por uma linha guia de outros trocentos livros a ponto de você já saber o final é muito chato. Aí o conteúdo tem que ser ainda mais relevante para conseguir abstrair o desfecho previsível que a obra terá. E é o que você espera de um livro que ganhou o Man Booker Prize e de um autor tão adorado por aí como o John Banville.

      O senhor Banville é um cara muito badalado pelo mundo literário afora (menos por aqui, claro), tem alguns dos maiores prêmios da literatura, como o Franz Kafka e o Princesa de Asturias, prêmios que só são menores que o Nobel, onde o escritor, aliás, é forte candidato nas listas de apostas. Também roubou (numa injustiça que não consigo pôr em palavras) o Man Booker Prize de Não Me Abandone Jamais, do Ishiguro, com esse livreco furreca. Alguns fãs do autor dizem que só ganhou pelo conjunto da obra, e não pelo livro em si, mas não me importa, porque eu não li os outros livros dele ainda.

      Mas chega de reclamar e vamos trabalhar, começando pela sinopse: Max Morden é um crítico de arte idoso que acabou de perder a esposa, então resolve voltar para o lugar onde viveu na sua infância, Ballyless, local imaginário na Irlanda. Nessa brincadeira ele lembra de uma família bem esquisita que ficava por lá durante o verão, os Grace, e seus momentos com essa família. Também fica refletindo sobre a vida com sua esposa, seu estado e de sua filha no momento e blá blá blá.

      Dá para ver que é uma sinopse bem fraca, gente lembrando da vida nunca parece ser grandes coisas para dar um livro, mas é óbvio que isso é um ledo engano e o que importa é o que está dentro das páginas. E olha que a primeira página faz desaparecer todo essa negatividade. Para mim, se você tem esse livro, deveria arrancar essa primeira página, emoldurá-la e usar esse monte de folha para outra coisa, seja como peso de papel ou para ajeitar o equilíbrio de uma cadeira, sei lá, porque toda a beleza poética da começo some e inicia-se o relato do homem amargurado que teve uma virada na sua vida com suas lembranças de coisas antigas para o autor tirar metáforas e mudá-lo no presente. Essa estrutura já me encheu o saco, e todo livro que tenta se garantir nela anda me dando nos nervos.

      O problema é que ele não traz nada de novo. É um roteiro com certa sustança, porém maçante e chato, é notável que o autor tenta imitar o “movimento do mar” ao alternar os lugares temporais da narrativa com maior ou menor intensidade, como uma praia selvagem onde as ondas vão e voltam, mas é uma beleza estética que não faz muita diferença na narrativa em si, diferente de outros bons autores que sabem utilizar a técnica escrita para contar uma história, e não simplesmente separar uma coisa da outra. O que acaba tentando fazer a leitura valer é o plot twist do final, mas isso é só uma pequena gratificação para quem aguentou o livro todo, a meu ver não vale a pena.

​      O projeto gráfico da Biblioteca Azul é o que mais salva o livro. Uma capa lindíssima, qualidade interna boa como sempre, papel pólen, e como vocês já sabem de tudo isso, vou julgar o título aqui em dois segundos: acho que está entre os piores de todos os tempos, não é possível que alguém no século 21 não tenha capacidade de pensar em algo melhor que O Mar, ou A Aranha, ou O Homem, ou A Casa Assombrada (sim sobrou até pro John Boyne, que tem uns títulos maravilhosos e deu muito mole nesse). Titulo genérico simplesmente não dá, tá faltando habilidade hein, Senhor Banville.
​​# POST VÁLIDO PARA TOP COMENTARISTA. CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR #
Acompanhe o blog através das redes sociais:
Twitter - Facebook - Instagram - Skoob
38 Comentários
Rudynalva Correia Soares
11/3/2017 12:34:33 am

Victor!
Tão triste quando vemos um autor até renomado, tornar um livro previsível e sem muita coisa para acrescentar.
Dá desânimo mesmo fazer uma resenha onde temos de apontar pontos bem negativos.
“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
cheirinhos
Rudy

Responder
Caroline Moreira
11/3/2017 12:26:56 pm

Oi, Victor! Primeiramente, adoro a sua sinceridade e nossa! A maioria das pessoas andam sem senso crítico, vejo muito isso nas resenhas, grande delas são positivas de livros que não merecem. E nisto não me refiro a gosto, tem livros fracos mesmo. E se o livro é renomado, aí sim dizem gostar talvez para parecerem cultos... Sobre essa sua resenha, gosto como fala diretamente com o leitor e expõe as razões de não ter gostado.

Um beijo, Carol
Blog com V.

Responder
Tatiana Castro link
12/3/2017 03:09:59 pm

OMG, Victor!
Faz tempo que não vejo alguém tão revoltado com uma leitura...kkkk... Acredito que o grande problema é que um livro e autor tão badalado e premiado gera muita expectativa. Isso dificulta a conexão com o leitor.

Beijos!
<a href="http://gatitaecia.blogspot.com.br">Gatita&Cia.</a>

Responder
Amanda Caldas link
13/3/2017 08:45:36 pm

Eu me atraí tanto pela capa, não conhecia o escritor, mas acabei desmotivando pra ler por causa da resenha.

Entendo a revolta literária, sempre tenho uma (principalmente com a Carolina Munhóz)

Responder
F link
14/3/2017 12:22:43 am

Ola
Esse nao é um titulo que chama a minha atenção e depois de ler sua critica fiquei menos motivada ainda, mas gostei de poder conferir sua opinião direta e honesta. Complicado quando a obra poderia ser mais né?!
Bjs, F

Responder
Barbara Filippini link
14/3/2017 01:46:23 am

Não havia visto este livro ainda. Mas com o seu texto fiquei com vontade "desver" eheheh porque deve ser bem à lá folhetim de quinta a escrita desse livro (pelo que parece: título comum, estrutura comum, maçante etc.)... porém, como curiosa invicta, eu vou dar uma olhada nele assim que passar em uma livraria! hahah (fazer o que se somos assim né, pessoas dos livros sempre curiosas). Valeu pelas impressões!

Barbara Filippini (Presente do Ler - https://www.presentedoler.com)

Responder
Ivi link
14/3/2017 08:42:23 am

Que pena que você achou o enredo chato e se o autor teve a intenção de simular na narrativa as ondas do mar, realmente, deve ter te dado sono.
Adorei sua sinceridade e fiquei curiosa quanto ao projeto gráfico do livro.

Responder
Gisele link
14/3/2017 10:51:14 am

Olá,
A pior coisa que existe é isso, fazer resenha de algo que não gostamos, odeio. E sinceramente, fiquei bem desanimada em ler a resenha, porque simplesmente não flui. Engraçado né ?! Mas, acabei lendo e só achei mais um no meio de tantos mais do mesmo.
Então, ficou a dica para passar longe.
Beijos
<a href="http://estilo-gisele.blogspot.com.br/2017/03/livro-resenha-sorteio-louco-por-voce.html">Sorteio do Livro Louco por Você</a>

Responder
Naimê
14/3/2017 03:11:43 pm

É tão ruim quando nos deparamos com uma leitura ruim né? Já aconteceu comigo em algumas leituras, é desanimador. Mas fazer resenhas é isso, dar a nossa sincera opinião sobre o que leu, eu gosto disso!
Beijos

Responder
Carolina Monteiro link
14/3/2017 05:06:07 pm

Que pena nao ter gostado do livro. Já passei por isso e é bem ruim, ainda mais quando ficamos com expectativas em relação ao livro. Ótima resenha.

Responder
Camila Mondaini link
14/3/2017 07:01:47 pm

Olá tudo bem?
Vou ser franca, não conhecia nem o autor e nem o livro, mas pelo o que você disse a história não me convenceu, pois não gosto de personagens que ficam se lamentando o tempo todo e leituras maçantes e chatas não são meu forte. Acho que seria bem interessante se nas sinopses viessem escrito esses tipos de coisa. Por falar em sinopse, achei ela bem fraca, e nem pela capa eu não compraria o livro e acho que em alguns aspectos partilhamos da mesma opinião não é mesmo? Então vou deixar a dica passar dessa vez.

Estou participando do top comentarista.
beijinhos,

http://leiturize-se.blogspot.com/

Responder
Grazi Moraes link
14/3/2017 07:44:29 pm

Oie amore,
Não conhecia o livro, e pra ser sincera não me chamou muito a atenção não, dessa vez passo a dica. Ainda menos vontade ao ler sua resenha rs.
Beijokas!

Responder
Ana Paula Medeiros
15/3/2017 10:22:07 am

Já eu não gostei nem da capa rsrs
Pela sua resenha não senti vontade de ler também, se não flui e não envolve já perco o ânimo.
Mas gostei da sua sinceridade e do fato de se esforçar e falar de algo desagradável para você.
Eu quase só faço resenha de livros que gosto, mas é porque se não gosto já abandono no começo. Então dificilmente farei uma resenha não recomendável.

Responder
Lilian Farias link
15/3/2017 01:21:46 pm

Por isso, sempre digo, quando gostamos do livro é mais fácil fazer a resenha, também sinto essa preguiça quando não curto o livro, por isso, cancelei parceria com um monte de editora lá no blog. Me identifiquei com sua fala. Sobre o livro, confesso que muito me atraiu, o enredo para mim, foi convidativo.

Responder
Joana Ferraz link
15/3/2017 03:32:20 pm

Poxa Victor, que triste que você não gostou do livro, é muito ruim quando esse tipo de coisa acontece, principalmente, quando vc não gosta de um livro por ele ser previsivel e não por ele ser uma historia nova, que apenas não te agradou. Super entendo vc ter preguiça de fazer resenha desse livro. eu que tenho canal nõ faço resenha de livro que não gostei, pelo simples fato da preguiça de ME ARRUMAR - GRAVAR - RENDER - UPAR o video, muito trabalho para uma obra que nao me cativou

Responder
Gilvana Rocha link
15/3/2017 04:29:24 pm

Eu não consigo fazer resenhas de livros que eu não gostei, por isso fico meio assim em fazer parcerias, pois quando não gosto fica muito complicado. Bjs

Responder
Pedro link
15/3/2017 04:34:51 pm

Oieee,
Nossa eu ODEIO quando um livro é ruim, é terrível né?
A gente vai cheio de expectativas e da de cara na parede. Infelizmente os autores também nos decepcionam.

Responder
Pedro Hugo
15/3/2017 07:21:41 pm

Que revolta com o livro haha.Essa sinopse dele não me interessa em nada e a tua crítica é que não me faz querer ler mais ainda kkkkk.E sobre não ter mais senso crítico,está se tornando algo bem normal.

Responder
Porre de livros link
15/3/2017 07:23:43 pm

Oi, que resenha, hein. Sempre costumo dizer que: antes de fazer uma resenha que, talvez, você não goste, você precisa ter um pouco de respeito pelo trabalho alheio. E acho que são nas resenhas negativas que mostramos que sabemos usar as palavras de uma forma que não ofenda o outro (seja autor, leitores fãs, sei lá). Lerei um livro, e acho que seja uma boa indicação. Ao menos, espero que seja. Talvez, não tenha sido pra ti, mas para outros... talvez seja.

Responder
Tamires link
15/3/2017 08:10:12 pm

Hahahahaha quando eu não gosto do livro também sinto a maior preguiça de escrever a resenha.
Realmente é uma sinopse bem fraca, e lendo a sua resenha não senti a mínima vontade de conhecer essa história. Gosto de coisas novas, coisas que me surpreendam, e, de acordo com seus comentários, isso não vai acontecer.

Beijo

Responder
Jess link
15/3/2017 09:15:34 pm

Como eu amo esse blog e a sinceridade de vcs !!

Já ouvi falar muito bem do autor e tinha curiosidade , acredito que esse não é um bom livro dele para começar né? Kk que pena que não curtiu , a capa é mto linda !

Adorei a resenha !

Beijos
Jess

Responder
Thalita Ariane
16/3/2017 08:03:43 am

Olá!
Eu não conhecia a obra, mas pela sua resenha, não é um livro que despertou a minha atenção. Gostei muito da sua sinceridade, e apesar da obra ser reconhecida em outros países, nem sempre quer dizer que ela é perfeita e você mostrou isso muito bem na sua resenha.
Beijos.

Responder
Carol Mendes link
16/3/2017 12:49:46 pm

Nossa, gostei tanto da capa (simples, mas bonita), não acredito que não tenha sido uma leitura prazerosa pra você. É chato mesmo quando você prevê o livro e não há nenhum outro elemento pra compensar isso. E ainda ganhou um prêmio.
Não pretendo lê-lo, até porque a trama em si não chamou atenção.

<a href="http://virandoamor.com">Virando Amor</a>

Responder
Driely Meira
17/3/2017 08:28:37 pm

Oiee ^^
Eu acho essa capa bem bonita, mas é só. Acho que ainda não tinha lido nenhuma resenha dele antes, mas a sinopse é bem fraquinha mesmo. Acho que não leria nem se o ganhasse...hehe' maldade *-*
Uma pena que tenha sido tão decepcionante a ponto de te dar nos nervos. Uma pena mesmo :/
MilkMilks ♥

Responder
Manuh
17/3/2017 08:50:23 pm

Olá, tudo bem? Que pena que você não curtiu a leitura, eu achei a capa um máximo. Porém a história não me agradou muito além do mais, depois da resenha fiquei meio apreensiva. Mas eu nunca tinha visto falar do livro, a primeira vez que vejo algo sobre ele ou o autor. hahah, Beijos.

Responder
Aline Silva
17/3/2017 11:05:47 pm

Oie, tudo bom?
Não conhecia este livro muito menos o autor. Gostei da maneira de como você se expressou muito bem na resenha, é tão ruim você ler um livro no qual você salva algumas partes. Pra falar a verdade nada nesse livro me chamou a atenção, e só pela sinopse percebe-se que seria um livro maçante. A única parte boa é que a Editora Pedra Azul faz um excelente trabalho em suas edições, ao menos um lado bom.

Bjux ;)
<a href="https://entrelinhasalways.blogspot.com.br/">Entrelinhas</a>

Responder
Rafaella Viegas link
18/3/2017 12:42:07 am

Oiii tudo bem?

Apesar de você falar que o autor é conhecido, eu não conhecia. E que ruim você não ter gostado.
Não curto também livros massantes.
É uma pena.
Bjus Rafa

Responder
Kamila Villarreal
18/3/2017 09:26:26 pm

Olá!

Poxa, que pena que a leitura foi tão ruim. Vai ver o cara ganhou o prêmio só pelo nome nem pelo conjunto da obra foi. Uma pena quando o livro não convence o leitor...

Responder
Bruna Costabeber
19/3/2017 11:51:56 am

Olá, tudo bem?
Não conhecia esse livro e confesso que não fiquei muito interessada na leitura, pois esse livro não parece ser o estilo que leio nem desperta minha curiosidade.
É uma pena que a parte gráfica seja melhor que a história.
Vou deixar a dica passar.
Beijos

Responder
Ana link
19/3/2017 01:33:38 pm

Não conhecia o livro e realmente, a sinopse e bem "Meio Pombo".
Não seria uma obra que eu leria embora, como informou, ganhou vários prêmios...
Gosto de resenhas honestas.
Parabéns.

Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com/

Responder
PAULA FARIA RODRIGUES
19/3/2017 02:46:00 pm

Olá, poxa é tão difícil falar de algo que não gostamos, eu não consigo fazer resenha de livro que não li. Pelo jeito a obra não te agradou e parece não acrescentar nada de positivo, com isso digo e repito é tão maos gostoso falar de algo que gostamos, a resenha flui e emociona quem lê. Apesar disso goste das suas impressões, baseada nelas não lerei esse livro bjs

Responder
ANELISE BESSON DE ALMEIDA
19/3/2017 02:52:38 pm

Oi,

realmente é chato quando a obra é previsível e o autor não consegue destacar nada durante todo o desenvolvimento. O autor é bem conceituado e já vi gente elogiando muito o livro, então para eu saber mesmo, só lendo. Parabéns pela análise e pela sinceridade. :)

bjs

Responder
Emily Abreu link
19/3/2017 03:37:31 pm

Iiii já começo dizer que quero ficar longe desse livro. Já tô cansada de livro que quer imitar outro livro. Não gostei muito da sinopse, pois não me instigou nem um pouco. Acredito que não leria, mas achei a capa bonita.

Responder
Michele Lopez link
20/3/2017 03:58:53 pm

Olá,
Uma pena que somente o que lhe agradou na obra foi a primeira página e fico me perguntando se você fez o que sugeriu e emoldurou-a rsrs
A premissa até que é interessante, mas creio que não seria uma leitura para mim no momento. Quem sabe no futuro, afinal pode funcionar para mim.

<a href="http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/">LEITURA DESCONTROLADA</a>

Responder
Pamela link
20/3/2017 07:26:48 pm

Olá, tudo bem?

Não conhecia o autor, tampouco sua obra e o quanto ela é aclamada lá fora, inclusive ganhando diversos prêmios tão importantes quanto o Nobel. Fiquei meio desempolgada ao ler que a narrativa é fraca a ponto de ser maçante. Vou deixar passar desta vez.

Beijos

Responder
Pollyanna link
22/3/2017 09:56:08 pm

Olá, tudo bom?
Nossa, você REALMENTE não gostou desse livro! haha
Uma pena que a impressão passada na primeira página não se mantém no livro, e que a mesma não trás nada de novo que mereça o status que ganhou. Pior ainda é a mesma ser massante e chato. Enfim! Não é um livro que conhecia, mas, não senti nenhuma vontade de fazê-lo!
Parabéns pela resenha bem escrita e sincera!

Responder
Livros & Tal
26/3/2017 04:30:43 pm

Nossa, você realmente não curtiu mesmo a história, não é mesmo?
É tão ruim quando esse livro acontece.
Pelo que você contou, o livro também não me cativou, para falar a verdade para você, nem a capa do mesmo me chamou a atenção, então acredito que o melhor que eu tenho a fazer é deixar a sua dica passar.

beijos
<a href= http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br> Livros & Tal </a>

Responder
Priscila Alexandre link
31/3/2017 11:06:43 pm

Não me abandone jamais nunca deveria perder nenhum premio. Não li o livro desse autor, nem o conhecia para ser sincera... Mas sou fiel seguidora dos livros do Ishiguro <3

E que coisa, você realmente detestou esse livro, huahuhauha! Ishiguro tem um livro com um enredo semelhante, mas o jeito que ele guia a história é maravilhoso. Não conheço essa técnica que foi utilizada pelo Banville... A capa é bonita, a sinopse é legal... mas agora fiquei na duvida de ler ou nao esse livro, huahuaha!

Abraços!
www.asmeninasqueleemlivros.com

Responder



Enviar uma resposta.

    ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

    Imagem
    Imagem
    Imagem

    Imagem

    AUTORES

    ​Durante um passeio pelo Mundo das Ideias, Carolina Souza encontra a perfeição em forma de Homem conhecido como Victor Heliângelo e o convida para falar mal dos livros da Biblioteca de Babel neste bravo blog.

    (Nota da Carol: Queria deixar claro que não fui eu que escrevi a baboseira acima. Beijos de luz.)


    FACEBOOK


    INSTAGRAM


    TWITTER

    Tweets de @ourbravenewblog

    Imagem

    EDITORAS PARCEIRAS

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem

Powered by
✕