Search the site...

OUR BRAVE NEW BLOG
  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS
  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS

OUR BRAVE NEW BLOG

[RESENHA] O TRIBUNAL DA QUINTA-FEIRA - Michel Laub

5/2/2017

100 Comments

 
Por: Victor Heliângelo
Imagem
​O TRIBUNAL DA QUINTA FEIRA

AUTOR: Michel Laub

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2016

ANO DA EDIÇÃO: 2016

EDITORA: Companhia das Letras

PÁGINAS: 184

​
 *Exemplar cedido pela editora.


​      Carolina escolheu esse livro para resenhar, e depois de receber o livro e lê-lo, simplesmente decidiu não escrever a resenha, vê se pode. Aí o trabalho sobrou para mim né, não que eu reclame, na verdade já estava a fim de ler Laub faz um bom tempo, mas acabou atrasando as coisas tudo. Mas, não satisfeita em jogar trabalho nas minhas costas, Carolina ainda DEU SPOILER ENQUANTO EU LIA. Tudo que eu peço é que julguem ela nos comentários.

      Laub, alias, é considerado um dos maiores autores do Brasil contemporâneo, escreveu vários livros pela Companhia das Letras já, todos finos e tranquilos de ler até onde eu sei, sendo um autor de fácil acesso para o povo brasileiro. Esse livro tem feito uma grande histeria dentro do mundo da crítica, gente como Camila do Livros Abertos, Yuri do Livrada! e Caio do Rede de Intrigas têm reverenciado essa obra. Alguns dizem que é não só a melhor do Michel, como também um dos melhores lançamentos do ano passado, se não o melhor.

      Mas isso tudo é divagação, vamos diretamente para o livro, começando pela sinopse: José Victor, um publicitário conversa e conta tudo quanto é coisa para o melhor amigo Walter através de emails. Um dia, sua ex-mulher acha um papel escondido onde ele guardava a senha do seu email, e ao ler as várias conversas sinceras de um amigo para o outro, descobre e resolve vazar que Walter tem AIDS e que José teve uma amante durante o casamento dos dois (sua atual namorada), sendo ela 20 anos mais nova que o publicitário e estagiária na empresa que ele trabalha.

      A primeira coisa que eu pensei foi: quem conversa por email em pleno 2014/2015/2016? Email, para todas as pessoas que eu conheço, serve para falar de trabalho ou receber spam, não para ficar falando sobre quem você vai comer na sauna. Acho que essa inverossimilhança chama muita atenção num livro que se pretende ser super ultra atual. Há também o problema louco que é o publicitário anotar senha num pedaço de papel e esquecer-se desse papel. Esse é tão bizarro que o autor admite que só o próprio personagem faria um negócio desses. Você pode argumentar que sem isso não teria história nenhuma, porque é difícil hoje em dia a violação de privacidade acontecer por deslize da pessoa e não por hackers ou qualquer coisa do tipo, mas aí é a habilidade do autor que conta, e teria sim jeitos mais verossímeis de se resolver todos esses problemas, como por exemplo, esquecendo a senha do facebook salva no computador de mesa que o casal “teria”.

      O que é uma pena, porque se não fosse esse erro, o livro estaria próximo da perfeição. O tribunal em que todos os envolvidos são postos e que José Victor constantemente tenta defender-se e explicar-se até poderia ser simbólico, mas é bem real. O trabalho de Laub em trocar constantemente a forma da escrita para se adequar as diferentes situações (o relato confessional, as conversas via whatsapp, os posts do facebook, etc) são boas e trazem a verossimilhança de volta a história. O tom da conversa entre os dois amigos também é bem real ao que acontece no mundo hoje em dia, e a decorrente falta de interpretação que essas conversas sofrem ao serem retiradas do seu lugar e expostas na internet também.

      Laub manda extremamente bem na construção dos personagens, começando pelo protagonista, que fala como se fosse a pessoa mais centrada e racional da terra, perseguindo todas as hipocrisias e incongruências para se defender no seu relato pessoal, mas que é um merdeiro do caralho, uma pessoa que não vale um centavo. José também tem uma estranha paranoia com a AIDS, que te faz perguntar-se se ele vive pensando nela apenas porque seu amigo a pegou. Walter é o primeiro a sentar na frente do tribunal por ser um gay com AIDS e não lidar com essa situação em forma de pena e coitadismo, e sim com um forte humor negro e sem medo de se abrir sobre esse tema com o melhor amigo. Teca, a ex-esposa, é a mulher que parece estar sempre do lado certo, mas faz coisas que não devia e passam despercebidas ao publico da internet, como violar a privacidade do ex-marido.

      O furacão de merda que acontece em cinco dias é gigantesco, e Laub explora o quão a internet pode ser punitiva hoje em dia, o tribunal parece muito mais medieval do que antigamente, onde uma pessoa era linchada até a morte, mas eram apenas alguns moradores de uma aldeia. Hoje o Brasil inteiro pode querer sua cabeça, e, apesar de você não morrer realmente, estará sempre marcado pela internet e qualquer procura pelo seu nome pode mostrar todos os seus defeitos e qualidades já expostos. Tema ótimo a ser discutido, extremamente atual e com ótimos personagens, isso Laub entrega com excelência.
​
      O projeto gráfico da Companhia está ótimo como sempre, tudo de qualidade. Os capítulos são muitos e geralmente curtos, sendo que o capítulo só começa na página seguinte em que termina o anterior, então tem muitos espaços vazios dentro do livro, resultando naquilo que falei logo acima, mas ao mesmo tempo isso é bom porque dá a sensação de leitura rápida e você se sente bem por ter lido 180 páginas em um dia ou dois, fora não ter encarecido o livro por isso (custa 35 reais, enquanto livros com menos páginas como O Aleph custam mais de 40). Uma ótima pedida, ótimos personagens, ótima escrita, ótima reflexão, mas tem uma mancha que não o deixa 100%.
# POST VÁLIDO PARA TOP COMENTARISTA. CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR #


​Acompanhe o blog através das redes sociais:

Twitter - Facebook - Instagram - Skoob
100 Comments
Beatriz Prado link
5/2/2017 06:58:07 pm

Gostei muito da resenha, parece ser interessante apesar de não ser exatamente o tipo de leitura que eu faria.
Adorei a resenha.

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 05:19:38 pm

Obrigado, beijos!

(Victor)

Reply
Pedro Hugo
5/2/2017 07:55:17 pm

Adorei tua resenha,como sempre sem medo de falar o que pensa.Esse aspecto que tu comentou sobre quem usa email para conversar nesses últimos é muito sem noção mesmo,mas eu acho que é daí que a história tem um diferencial.Posso está errado,mas penso assim.Adorei a dica e vou anotá-la.

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 08:44:12 pm

Obrigado, Pedro, espero que goste, abraços!

(Victor)

Reply
Gleicy
5/2/2017 08:56:50 pm

Nossa, parece um livro bem interessante, mas eu discordo um pouco nesse sentido de ser "sem noção" se utilizar de email para conversar. Eu mesma utilizo email para conversas casuais, quando não posso usar o whats ou o face, por exemplo. Já em relação a obra, entendo o seu ponto de vista, mas o autor pode-se utilizar de uma "licença poética" (não me vem outra palavra á mente), que dê aquele tcham que engata a história. Parabés pelo texto!

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 09:14:06 pm

Obrigado, Gleicy. Para mim a pior parte foi o lance do papel mesmo. Abraços.

(Victor)

Reply
Jess link
6/2/2017 09:25:32 am

Fiquei bem curiosa para saber como José saiu dessa! e como foi esse tribunal, como as pessoas o julgaram...

Adorei a resenha!

Beijos
Jess
www.pintandoasletras.com.br

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 09:02:40 pm

É bem interessante, mas para saber tem que ler ahueahue. Obrigado, beijos.

(Victor)

Reply
Naimê
6/2/2017 09:50:36 am

Eu não conhecia esse livro, mas parece ser muito bom, me interessei nele. Apesar do autor ter dado esses "foras" durante a construção da história.
Já sobre a Carol ter te dado spoiler ninguém merece hein, odeio receber qualquer tipo de spoiler, tenho vontade de esganar kkkkk.
Parabéns pela resenha!
Beijos.

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 09:12:38 pm

Obrigado! E ela ainda tenta se defender ahueahue. Beijos.

(Victor)

Reply
Ingrid Cristina
6/2/2017 11:15:37 pm

Olá!

Acho que ainda não conhecia o seu blog, é bom visitá-lo.
Sobre o livro, mesmo com todos os pontos negativos apontados por você que, na verdade, considerei como pequenas irrelevâncias, eu achei o enredo extremamente interessante e válido. Legal isso de retratar como a internet se tornou, hoje em dia, um tribunal que julga sem dó nem piedade. E mesmo o título e a capa não sendo nenhum pouco atraentes, eu adoraria fazer a leitura desse livro. Muito obrigada pela dica.

Ingrid Cristina
Plataforma 9 3/4

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 09:15:31 pm

As reflexões que o livro traz são realmente boas para os dias atuais. Eu que agradeço a sua visita, espero que venha mais vezes e possa conferir O Tribunal da Quinta-Feira. Abraços.

(Victor)

Reply
Crislane Barbosa
6/2/2017 11:23:49 pm

Oi, Victor!
Adorei sua resenha! Você escreve muito bem.
Não conhecia a obra e sua resenha me instigou bastante. Já adicionei o livro no skoob.
Deve ser muito interessante ver as reações das pessoas depois dos e-mail's vazarem na internet. Interessante, mas sufocante e deprimente. As pessoas sabem ser muito mais cruéis, quando estão por trás de uma tela.
E dona Carolina, não faça essas coisas de dar spoiler, viu? Rum!
Beijão!
http://www.lagarota.com.br/
http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:04:15 pm

Oi, muito obrigado. Espero que tenha a chance de lê-lo em breve então, depois conta pra gente o que achou. Beijos!

(Victor)

Reply
F
6/2/2017 11:34:07 pm

Olá
Eu nao conhecia esse titulo, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima e muito intrigante. Eu fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento, seja pela parte da ambientação quanto personagens, entre outras características. Pelo que pude compreender por aqui, os elementos são ótimos. Espero poder ler em breve, e obrigada pela indicação!
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:13:28 pm

De nada, Fer, eu que agradeço a visita. Beijos!

(Victor)

Reply
Bruna Costabeber
7/2/2017 07:27:47 am

Olá, tudo bem?
Que amiga má essa sua, primeiro fala que vai resenhar, depois desiste e ainda te dá spoilers! Eu teria dado as contas para ela hahaha.
Entendo essa sua indignação sobre pessoas que conversam por e-mail nesses anos, mas eu faço isso. Tenho amigos longe e converso por e-mails com eles, acredita? rsrs
Gostei muito de conhecer suas impressões e fiquei bem intrigada com relação a estória, pois ainda não conhecia o autor - será que vivo debaixo de uma pedra?
Vou me valer da dica, sem dúvidas.
Beijos ♥
<b><a href="http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/">Um Oceano de Histórias</a></b>

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:16:31 pm

Não vive não, tá tudo bem ahueahue, o importante é que agora você conhece e gostou da dica. Beijos.

(Victor)

Reply
Ivi Campos link
7/2/2017 09:25:08 am

Concordo com as inconsistências que você encontrou no enredo, como o lance do email e da senha anotada, mas no geral, foi um enredo que me deixou curiosa. Eu ainda não conhecia o autor, por mais aclamado que ele seja no momento e vou me informar mais, porque me senti morando embaixo de uma pedra.

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:24:01 pm

A obra traz vários assuntos mesmo, mas funciona, acredite em mim. Abraços!

(Victor)

Reply
GIsele Ramon link
7/2/2017 02:24:12 pm

Olá,
Nossa, que interessante, fiquei curiosa. Mesmo com os "buracos"que você encontrou, acho que leria o livro.
Preciso elogiar a sua escrita, você escreve muito bem.
Ainda não conhecia o autor e achei a proposta interessante.
Beijos
www.estilo-gisele.blogspot.com.br

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:28:15 pm

Muito obrigado, Gisele, beijos!

(Victor)

Reply
Manoel Alves
7/2/2017 03:14:09 pm

Olá
Eu nunca tinha lido resenhas sobre esse livro, apesar de ter o visto em algumas campanhas do Facebook DA editora. Achei a idéia bem interessante e tenho que concordar que falar por email esses anos, torna algo bem incomum para a atualidade. Uma pena a obra não ter sido 100% para voce; mas espero ler e gostar. Adorei a resenha e até mais ver
Bjkd

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:34:31 pm

Oi, Manoel, fora isso foi uma ótima leitura, vale a pena. Espero que goste também, abraços!

(Victor)

Reply
Naylane Sartor link
7/2/2017 03:34:41 pm

Oie tudo bem?

Suas resenhas são o oposto das minhas, você fala o que tem que falar na cara, eu já deixo nas entrelinhas ahusauhsha Mas de qualquer forma, o livro não me chamou a atenção, nunca li nenhum livro do autor sequer o conhecia, mas por mais que ele saiba desenvolver muito bem suas histórias, tirando os belos deslizes que ele deu aos quais você citou, passo a dica dessa vez.
Bjss

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:38:31 pm

Oi, Naylane, tudo sim e com você? Tudo bem, uma próxima vez quem sabe né?! Beijos!

(Victor)

Reply
Francine Porfirio
7/2/2017 03:48:08 pm

Carolina, que é isso, menina?! Não faz isso não! (rs)

Oi, Victor! Parabéns pela resenha! Eu adorei conhecer a obra, mas confesso que não me interessei por lê-la. As críticas são válidas, claro, o autor parece conseguir apresentar várias reflexões a partir de uma situação que beira o cômico (se não fosse trágico ao ponto de envolver tantas pessoas). Mas o fato de envolver conversas via e-mail, como você bem colocou, já me desanimou pela falta de verossimilhança... :/

Beijos!
http://www.myqueenside.com.br

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:42:47 pm

Poxa, que pena, é só um detalhe, acho que valeria a pena tentar viu?! Beijos!

(Victor)

Reply
Gilvana Rocha link
7/2/2017 04:26:05 pm

Me recuso a falar qualquer coisa contra a minha amiga Carol. Kkkkkk...
Mas adorei a resenha, como sempre você vai a fundo na leitura de um livro, e eu adoro isso, eu por exemplo deixaria passar essa dos emails/ano, mas deixar a senha dando sopa por aí jamais... Fiquei super curiosa para saber como vai se desenrolar essa trama.

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:43:46 pm

Olha, esse complô aí viu aehauheua. Muito obrigado, Gilvana, beijos!

(Victor)

Reply
Milena Nones
7/2/2017 08:02:30 pm

Oi! Eu não conhecia esse livro ainda, e se não fosse sua resenha, dificilmente eu me interessaria em ler. Pelo fato de o tema ser um tanto polêmico e diferente do que estou habituada a ler, acredito que daria uma chance à leitura. Fiquei muito curiosa para saber o desfecho dos personagens...

Beijos

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:44:42 pm

Sim, mexe com polêmicas e traz reflexões bem interessantes. Espero que dê uma chance, beijos!

(Victor)

Reply
Caroline Moreira
7/2/2017 08:54:09 pm

Olá, Victor! Como assim já inicia dedurando a Carol? Hahaha Já estou tão acostumada a receber spoiler que quase não sofro mais e às vezes leio e passo para outra pessoa resenhar porque "senti muita coisa" na leitura que acaba sendo um tipo de ressaca que me impede de escrever sobre a obra, preciso de um tempo para absorver, sabe? Não sei se o mesmo ocorreu com ela. De qualquer forma, a sua resenha está ótima e também achei estranho anotar em um papel e esquecer disso... Quem sabe por estar habituada a anotar no celular... fora isso, achei curiosa a premissa. E a capa mesmo simples tem seu charme.

Beijos, Carol
Blog com V.

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:49:27 pm

Olha, ela mereceu ahueahue. Eu acho que foi isso que aconteceu com ela sim, mas o problema maior foi o spoiler mesmo, jamais perdoarei ahuehaue. Beijos.

(Victor)

Reply
Rudynalva Correia Soares link
8/2/2017 03:51:01 am

Victor!
Vou ser bem sincera, apesar de você dizer que o autor é um dos mais conhecidos em nossa era, euzinha mesmo não o conhecia, infelizmente!
Entretanto, gostei muito do livro abordar as questões de segurança do mundo virtual e de por descuido ou não, termos nossa intimidade devassada e por vezes, sermos crucificados como as personagens do livro.
“Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.” (Guimarães Rosa)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:53:47 pm

Oi, Rudynalva. Pelo menos agora você conhece, olha aí ahueahue. O lance do tribunal é bacana porque não só o protagonista é julgado por todos, mas também os outros personagens são julgados por nós leitores. É bem interessante, espero que possa lê-lo, beijos!

(Victor)

Reply
Suzane Cruz link
8/2/2017 04:30:17 pm

Poxa Carolina, vacilando? kkkkk Oláaa, eu não me interessei muito pelo livro quando vi a capa, mas apos ler sua resenha eu curti bastante e achei o tema muito interessante, é aquele mal de julgar o livro pela capa ne kkk parabéns pela resenha!

<a href=http://www.memoriasdeumaleitora.com.br>MEMÓRIAS DE UMA LEITORA</a>

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:56:47 pm

Obrigado!! Pois é, eu também julgo bastante pela capa, esse é um mal que a gente tem que abolir ahueahue. Beijos.

(Victor)

Reply
Luisa Aranha link
8/2/2017 07:11:32 pm

Carol, que feio!!! Mais feio dar spoiller! hahahahah
Também foi feio dedurar a Carol, Vitor! hahahahaha
Mas falando do que interessa eu curti esse livro, apesar de concordar com você na questão das inconsistências. Porém acho que é uma leitura muito válida e um estilo diferenciado do que estamos acostumados!
bjos
www.causoseprosas.com.br

Reply
Our Brave New Blog
8/2/2017 11:59:35 pm

Poxa, ela mereceu ahueahue.
Esses detalhes são muito pequenos, vale a pena sim e o livro é super curtinho. Beijos.

(Victor)

Reply
Maria Luíza Lelis link
8/2/2017 08:36:24 pm

Oi, Victor. Tudo bem?
Nossa, vou confessar que se não fosse pela sua resenha eu não conheceria o livro e nem o autor.
Mas fiquei interessada em ler. Apesar dos problemas que você apontou (também acharia no mínimo estranho alguém usar e-mail para conversas tão pessoais ), o livro tem uma premissa diferente e achei legal o autor abordar a exposição na internet e o quão punitiva ela pode ser.
Adorei a resenha e vou adicionar esse livro na minha meta de leitura.
E, Carol, que paia contar spoiler! Não pode fazer isso não menina rsrsrs.
Beijos!

Reply
Our Brave New Blog
9/2/2017 12:01:02 am

Muito obrigado, espero que possa lê-lo em breve. Depois conta o que achou ok? Beijos!

(Victor)

Reply
Fabiely
9/2/2017 04:11:19 pm

Adorei a resenha, conversar por email hoje em dia não é algo muito comum né nem esquecer papel com senha e deixar por ai kk mais creio que a sensação de ter algo intimo exposto na internet deve ser algo realmente horrível. Gostei muito da proposta do livro, os personagens parecem ser bem construídos e o enredo bem original, como sempre fiquei bem curiosa para ler!! ( ri muito no começo da parte Carolina de Spoiler ) Beijos

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 09:22:53 pm

Pois é, essa parte eu achei meio estranha, mas fora isso tudo certo. Obrigado, beijos!

(Victor)

Reply
São Tantas Coisas
10/2/2017 11:08:54 am

Olá, tudo bem?
Não gostei muito do enredo deste livro, achei um pouco confuso e essa vida do personagem uma destruição total, rs. Mas enfim, sua resenha explanou muito bem o livor, mostrando pontos fortes e fracos, mas me apeguei aos fraco,s por isso desta vez prefiro passar a leitura. Mas tenho que admitir, que o enredo é bem original.

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 09:24:40 pm

Olá, tudo sim e com você? Tudo bem então, quem sabe daqui a um tempo né ahueahue. Abraços!

(Victor)

Reply
Thiana Santana
10/2/2017 01:29:09 pm

Oi,
Olha eu já usei muito email para bater papo kkkk. Uma amiga tinha facebook bloqueado no trabalho então conversaríamos por e-mail. kkkkk
O enredo é até interessante, mas por achar que não é uma leitura que me coneuistaria deixo a dica passar. Mas concordo em relação so "tribunal da internet", um caso foi aquela dá moça que teve a foto compartilha como bruxa que estava pegando crianças e foi espancada até a morte e no final não era verdade. Hoje as pessoas estão muito a ferro e fogo e não estão trabalhando o bom-senso.

Bjs,
<a href="http://garotasdepapel.blogspot.com.br/">Garotas de Papel</a>

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 09:27:03 pm

Por um acaso essa é história da mulher que foi queimada? Eu vi que diziam que ela era bruxa e pegava crianças, mas não sei se é o mesmo caso. Michel fez bem em abordar esse assunto... Beijos!

(Victor)

Reply
Carolina Ramires
10/2/2017 05:35:18 pm

Olá!
Que pena que esse livro tem todas essas inverossimilhanças! Acredito que realmente o autor poderia ter trabalhado melhor nesses assuntos e não dar um desculpa esfarrapada. Mas adorei a sua resenha e fiquei bem curiosa para ler esse livro também, tenho a sensação que irei adorar.
Beijos.

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 09:27:54 pm

Obrigado, Carolina. Leia sim, beijos!

(Victor)

Reply
Kamila Villarreal
10/2/2017 10:02:52 pm

Olá!

A primeira vez que ouvi falar dessa obra (e desse autor, claro), foi em uma palestra. Ele foi muito recomendado pela palestrante, mas não deu muitos detalhes sobre a obra, então sua resenha veio na hora certa, sanando todas as minhas dúvidas - e pelo sobrenome, achei que o cara fosse francês rs Acho que o autor trabalhou bem a premissa, mas na parte do email, talvez os personagens não fossem jovens como nós, o que explica usar email em pleno 2017...

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 09:28:36 pm

Pode ser ahuehauheu. Olha aí, é o destino mostrando que você deve ler esse livro :P

(Victor)

Reply
Brooke S. link
10/2/2017 11:11:08 pm

Oi! É realmente algo muito estranho que alguém vá pegar e escrever a senha em um papel e deixá-lo perdido por ai, sabendo que existem conversas pessoais no e-mail, e ainda mais estranho é conversar por e-mail em plena época de facebook e wpp. Eu já conversei por e-mail, mas era quando o celular tipo só ligava mesmo e mais nada kkk Tirando isso, realmente o que o autor tenta trazer é incrível e me despertou o interesse. O que não aconteceria se eu simplesmente o visse em uma livraria, foi a sua resenha que me fez enxergá-lo com outros olhos; obrigada por isso! Agora quanto a Carol, dá próxima vez você a obrigada a escrever porque quando se pede um livro você deve cumprir seu compromisso independente do que achar ou de querer ou não resenhá-lo... Enfim kk Fiquei bem feliz de conhecer esse livro e pretendo lê-lo assim que tiver a oportunidade.
Um beijo
www.brookebells.com

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 09:30:50 pm

Oi, Brooke, eu não posso obrigar ninguém a nada e pelo menos saí ganhando ahuahua. Beijos.

(Victor)

Reply
Entre Livros e amores
11/2/2017 10:50:26 am

Olá
Não conhecia a obra, mas tenho que confessar que não me senti interessada na estória, não é algo que tenho costume de ler.Não acho errado ou um furo usar e-mails eu troco e-mails com minha amiga que mora na Austrália.Mas mesmo assim fiquei intrigada o por que o cara deixou a senha anotada em um papel sabendo tudo que tinha lá. Vou deixa a dica passar por que realmente não me chamou atenção. Gostei da sua resenha, você escreve muito bom !

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 09:38:52 pm

Muito obrigado, abraços!

(Victor)

Reply
Juliana Xavier link
11/2/2017 01:23:19 pm

Carolina, vou ter que ser solidária ao Victor nessa: não se dá spoilers, nunca!!! Não faça mais isso que é feio e dá vontade de matar a pessoa. :P

Victor, não conhecia o autor (são muitos pra conhecer, afinal), mas não achei o livro nada a minha cara. Essa de anotar a senha e esquecer o papel foi o fim, rs, realmente ninguém faz isso, a não ser idosos com a senha do banco (já trabalhei no autoatendimento e sei que é o que mais acontece, dá até dor no coração). Agora contar a vida toda por e-mail, isso conheço algumas pessoas que fazem sim, embora eu não ache um hábito muito esperto.

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 09:44:20 pm

Realmente não é, olha aí no que deu...

(Victor)

Reply
Pollyanna Assis Campos
11/2/2017 01:40:39 pm

Oii, tudo bom?
Primeiramente, Poxa Carolina! Além de deixar o menino na mão, ainda dá spoiler? Não é coisa que se faça haha
Quanto ao livro, não o conhecia nem conhecia o autor, mas, isso das conversas por email e da perda da senha já me desanimaram real de ler esse livro, ainda mais pelo aspecto atual que ele supostamente deveria passar. Mas fora isso, curti a crítica que o livro trás em relação a era digital e todos os julgamentos que a acompanham. Enfim! Adorei a resenha, você escreve muito bem!

Beijos!
@PollyanaCampos
<a href="http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/">Entre Livros e Personagens</a>

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 09:45:40 pm

Muito obrigado, Pollyanna, beijos!

(Victor)

Reply
Vivianne Sophie Sousa Guimarães link
11/2/2017 02:57:13 pm

Olá,

Já me recomendaram esse livro na universidade de direito e estou com muita vontade de embarcar na história. Achei o enredo bem grandioso e vários elementos da obra me atraíram, com certeza irei fazer essa leitura.

Abraços,
Cá Entre Nós

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 09:46:51 pm

Oi, Vivianne, espero que goste então, abraços!

(Victor)

Reply
ANA PAULA DE LIMA MIRANDA link
11/2/2017 04:15:32 pm

Poxa Carolina, porque não quis resenhar a obra?
Eu não conhecia esse livro sabia? Eu achei o enredo bem curioso e até mesmo reflexivo e envolvente! Gostei da sua resenha e fiquei curiosa para saber como se deu o desfecho.

Beijinhios

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 10:01:24 pm

Oi, Ana, obrigado. Espero que leia mesmo, beijos!

(Victor)

Reply
ANELISE BESON DE ALMEIDA
11/2/2017 06:02:52 pm

Oi!

Eu não conhecia o livro, mas olha, o que eu mais fiquei intrigada e interessada é em relação aos personagens, ainda mais sabendo que o autor conseguiu construi-los muito bem. Não conhecia a história, nada li do autor, mas agora fiquei curiosa e anotei a dica por aqui. Parabéns pela rsenha. :)

bjs!

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 10:04:25 pm

Obrigado, Anelise, beijos!

(Victor)

Reply
Catharina Mattavelli Costa link
12/2/2017 12:22:52 pm

Olá
nao é uma leitura que eu esteja acostumada mas com certeza bateu a curiosidade por um enredo tão rico e diferente, muito boa a resenha e a dica, espero poder ter paciência de conferir a leitura em breve

beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 10:05:19 pm

Oi, Catharina, eu também espero, vale super a pena. Beijos.

(Victor)

Reply
Tamires Marins link
12/2/2017 01:52:00 pm

Eu lembro desse livro nas opções de solicitação da editora, mas ele não chamou minha atenção e continua não chamando.
A questão do email eu não acho inverossímil, pois eu mesma o utilizo para conversar, principalmente com amigos estrangeiros que possuo.
Que pena que a leitura teve essas ressalvas para você.
O tema realmente é bem atual, mas realmente não é algo que eu leria.

Beijo

Reply
Our Brave New Blog
14/2/2017 10:07:29 pm

Oi, Tamires. Mas esse foi o único ponto negativo que vi, de resto foi uma ótima leitura. Uma pena não ter chamado tanto sua atenção. Beijos!

(Victor)

Reply
Karla Samira link
12/2/2017 10:20:26 pm

Olá! Que droga sobre a pessoa desistir de resenhar e, claro, sobre o spoiller! Mas parece que, apesar desse problema e de outros defeitos do livro (a falta de realidade em conversas por e-mail e o lance da senha), ele é bom e vale a pena ler! Fiquei imaginando como a estagiária vazou as informações sobre a AIDS e a traição e fiquei com muita vontade de ler, pois adoro dramas com um toque de suspense. Vou procurar para ler.
Beijos!
Karla Samira
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

Reply
Our Brave New Blog
15/2/2017 04:09:04 am

Então, nesse caso não tem suspense nenhum e não foi a estagiária, foi a esposa mesmo ahueahue.

(Victor)

Reply
Tamara Padilh
13/2/2017 05:17:09 am

Oi, bacana conhecer esse livro principalmente por essa temática que fala sobre a internet e seu longo alcance de destruição e de conhecimento. Bom saber que o autor consegue se adaptar as diversas situações que surgem, e pena o livro não ter sido cem porcento para você.

Reply
Our Brave New Blog
15/2/2017 04:09:39 am

Foi quase... Abraços!

(Victor)

Reply
Janiele link
13/2/2017 11:57:26 am

Oiee,

ainda não conheço o autor, mas a obra me parece ser bem legal e o tema é muito pertinente nos tempos atuais! espero poder conhecer em breve!

Reply
Our Brave New Blog
15/2/2017 04:10:12 am

Oi, Janiele, espero que tenha a chance de lê-lo. Abraços!

(Victor)

Reply
Kênia Cândido link
13/2/2017 06:55:35 pm

Oi Victor.

Ótima resenha, instigou minha curiosidade, pois não conhecia o livro e trouxe uma história bem interessante. Não resta dúvida que preciso conhecer esta obra prima logo e ter um ótimo tema para ser discutido entre os amigos. Dica anotada.

Bjos

Reply
Our Brave New Blog
15/2/2017 04:10:55 am

Oi, Kênia, muito obrigado, beijos!

(Victor)

Reply
Ju Zanotti link
13/2/2017 07:46:40 pm

Oi Victor, bom primeiramente fiquei curiosa pra saber pq a Carol não resenhou o livro mesmo já tendo lido. Depois, pelo amor de Deus Carol, só se dá spoiler quando solicitado rs. Bom, vou confessar que tive a impressão que essa leitura apesar de curta tem cara de ser um pouco arrastada. Porém, isso não me impede de ler, também cheguei a conclusão de que essa história tem a ver com a intolerância da humanidade com o outro, pelo visto o tribunal é a internet e o juiz qualquer pessoa com acesso a internet. Isso me interessou bastante e se estiver enganada me perdoe a interpretação errônea. Não conhecia o autor, mas se fosse ler começaria por este livro

Reply
Our Brave New Blog
15/2/2017 04:12:18 am

Oi, Ju. Exatamente, e digo mais, os acusados variam de minuto a minuto. Mas a leitura está longe de ser arrastada, dá para fazer em um dia. Beijos!

(Victor)

Reply
Driely Meira
13/2/2017 08:22:42 pm

Oiee ^^
Poxa, Carolina, spoiler? haha'
Eu ainda não conhecia esse livro, e, uns tempos atrás, eu nem pensaria em querer lê-lo, pois estava em "outra fase". Mas agora estou querendo mudar de ares, me arriscar em outros gêneros literários, e eu gostei bastante da premissa desse livro, e também sobre o que você disse a respeito dele. Espero gostar :)
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Reply
Our Brave New Blog
15/2/2017 04:13:06 am

Oi, Driely, mudança de ares quase sempre é bom. Espero que dê uma chance ao livro, beijos!

(Victor)

Reply
Prit Amaral link
13/2/2017 09:57:19 pm

Nunca li nenhum livro de Laub, mas confesso que após essa resenha fiquei curiosa! Eu também achei meio estranho esse lance de conversar por email pq o Whats App tá aí pra isso, né? Ao menos que o cara não tivcesse telefone... Mas ainda assim, seria bem estranho! hehehehe.
Eu achei essa ex-mulher de José sem noção, pq se ela quisesse se vingar dele pela traição, divulgava só a parte do cara, mas envolver Walter é sacanagem (fala aquela que não sabe se Walter foi sacana tb! Hehehehe).

Adorei a resenha.

Um xêro.

www.umadoseparaomeudia.com

Para o Top Comentarista:
Prit Amaral/Priscila Amaral Soares
Email: prit.amaral@gmail.com
Face: Priscila Amaral

Reply
Our Brave New Blog
15/2/2017 04:15:09 am

Ih, Prit, nesse livro todo mundo vacila ahueahuahue. E o interessante é isso, cada hora um personagem surge como réu, já que a cada hora estamos julgando um ato diferente. Obrigado, beijos!

(Victor)

Reply
Larissa - Srta. Bookaholic
14/2/2017 10:26:47 pm

Oi, tudo bem?
Antes de tudo quero dizer que Carolina é uma menina má kkkkkk
Bom, eu ainda não conhecia esse livro e apesar de muitos considerarem muito bom, eu não fiquei muito animada, sabe? Também me perguntei quem conversa por email hoje em dia, sério, acho que ninguém kkkkkkkk Enfim, acredito que não é o tipo de livro que me agradaria, por isso dispenso a dica, mas gostei de saber um pouco sobre.

Beijos :*

Reply
Our Brave New Blog
15/2/2017 04:16:15 am

Oi, tudo sim e com você? Que pena que não te interessou muito, deixa pra próxima né?! Beijos!

(Victor)

Reply
Alice Teixeira link
15/2/2017 01:28:47 am

oi oi,
Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, mesmo tendo alguns altos e baixos durante a leitura, o autor arrasou na história. É sempre ótimo embarcar em uma leitura que termina deixando um gostinho de quero mais. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre o julgamento e como tudo acabou, quero poder acompanhar o desenvolvimento dessa história. Que pelo visto está longe de acabar.

Beijoss, Alice

Reply
Our Brave New Blog
15/2/2017 04:18:04 am

Oi, Alice. Mesmo com ressalvas, super vale a pena e é um livro curtinho, vale arriscar já que você se interessou. Espero que goste, beijos!

(Victor)

Reply
Camila Mondaini link
15/2/2017 02:16:42 pm

Olá tudo bem?

Adorei a resenha, ainda não conhecia o livro e também não conhecia o autor. Achei engraçado a Carolina pedir o livro e não querer resenhar depois e ainda empurrar pra você, mas pelo visto não foi de todo ruim né? Mesmo com o spoiler que tomou enquanto lia.
Sobre o livro, eu gostei muito da premissa dele e gostei da forma como você relata que o autor constrói os personagens, achei interessante o fato de o personagem usar o e-mail pra falar quem vai comer na sauna do que o facebook ou whatsapp e curioso também é ele anotar as senhas no papel e perder o papel.
O livro em si tem uma temática diferente do que estou acostumada a ler e adoraria poder conferir melhor sobre essa estória.
Já anotei a dica!
Parabéns pela ótima resenha!

Ah sim, Estou participando do Top Comentarista
Nome: Camila Paulino
e-mail: camimondaini@gmail.com
Curti a página com o nome: Camilla Paulino

Reply
Our Brave New Blog
17/2/2017 10:40:07 pm

Oi, Camila, tudo sim e com você? Obrigado pelo elogio, seus dados já estão anotados. Boa sorte, beijos!

(Victor)

Reply
Nayara Borges
15/2/2017 08:45:52 pm

Olá!
Amei sua resenha, sério, super sincera! Eu não conhecia o livro e, me perdoe, julguei pela capa. Quando eu bati o olho na capa a primeira coisa que veio a minha cabeça foi: "deve ser uma merda". Que bom que esse julgamento foi desconstruído por sua resenha. A história parece ser muito interessante e acho que o fato dele conversa por email, não me desagradaria, porque eu já fiz muito isso quando deu bug no celular (não tinha o contato no face). Adorei, vou anotar a dica. Antes que eu me esqueça: Carolina, não faça mais isso com o pobre coitado do Victor!
Beijos,
Nay
Traveling Between Pages

Reply
Our Brave New Blog
17/2/2017 10:41:55 pm

Obrigado, Nayara, beijos!

(Victor)

Reply
Joana Ferraz link
17/2/2017 04:40:54 pm

a cia das letras manja na parte grafica
gente pq Carol não quis resenhar o livro?
ele parece ser legal, mas não me chamou mta atençao, acho que esse nao entra na listinha

Reply
Our Brave New Blog
17/2/2017 10:42:56 pm

Deixa pra próxima então né?! Abraços!

(Victor)

Reply
Priscila Alexandre link
18/2/2017 11:15:15 pm

Huauha pelo menos a moça deu justificativa plausível por não ter feito a resenha? Li que o livro é muito bom, é um dos tops de leitura a resenha lá no Meninas!

Fiquei muito curiosa para ler esse livro, embora eu acredite que não vá me prender muito por conta do gênero dele... Não sei, posso estar enganada e começar a le-lo e ser presa pela escrita do autor. E acho e-mail ainda válido! É como nos comunicamos com muitas pessoas ainda XD

Abraços!
www.asmeninasqueleemlivros.com

Reply
Our Brave New Blog
21/2/2017 08:30:02 pm

Oi, Priscila... Então, mais ou menos ahuahuehua, mas tudo bem, eu saí ganhando nessa. Abraços!

(Victor)

Reply
Luana link
19/2/2017 07:17:12 pm

Olá!
É sempre ótimo receber indicações de literatura brasileira contemporânea, gostei muito da ideia geral do livro e leria com certeza, apesar de achar que os detalhes que você falou meio que tiram a credibilidade de veracidade da história. Obrigada pela indicação!
Beijos,

Luana

Reply
Our Brave New Blog
21/2/2017 08:30:37 pm

Eu que agradeço a visita, Luana, beijos.

(Victor)

Reply
Franciele
20/2/2017 09:42:51 pm

Olha, é muito dificil o meu gosto bater com o teu victor, mas preciso admitir que esse vai para a lista. Não sei explicar o porque mas fiquei muito tentada a ler. Quando terminar te conto se achei quase perfeito ou se odiei haha
Beijos - Fran
insidethebookssite.wordpress.com
Ps: carolina foi má contando spoillers. Oxi isso não se faz.

Reply
Our Brave New Blog
21/2/2017 08:40:34 pm

Oi, Fran. Leia e conte mesmo, espero que ache quase perfeito aehauhuehau. Beijos.

(Victor)

Reply



Leave a Reply.

    ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

    Imagem
    Imagem
    Imagem

    Imagem

    AUTORES

    ​Durante um passeio pelo Mundo das Ideias, Carolina Souza encontra a perfeição em forma de Homem conhecido como Victor Heliângelo e o convida para falar mal dos livros da Biblioteca de Babel neste bravo blog.

    (Nota da Carol: Queria deixar claro que não fui eu que escrevi a baboseira acima. Beijos de luz.)


    FACEBOOK


    INSTAGRAM


    TWITTER

    Tweets de @ourbravenewblog

    Imagem

    EDITORAS PARCEIRAS

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem

Powered by Create your own unique website with customizable templates.