Search the site...

OUR BRAVE NEW BLOG
  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS
  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS

OUR BRAVE NEW BLOG

[RESENHA] SLAM - Nick Hornby

18/7/2016

50 Comentários

 
Por: Carolina Souza
Imagem
   SLAM

   Autor: Nick Hornby

   Editora: Putnam

   Ano: 2007

   Páginas: 309


Slam foi outro presentinho de mozão, aka Victor, e o primeiro livro em inglês que li. YAYY!! Nem preciso dizer que isso já foi uma vitória né?! Faço curso há anos, mas nunca tinha tido coragem de me arriscar assim no idioma. Tentei e deu tudo certo, mais para frente falaremos sobre isso.
 
Eu conhecia o autor de nome e de elogios de um certo canal, mas nunca cheguei a me interessar a ponto de procurar seus títulos ou seus assuntos. Eis que Victor me deu um YA sem nem saber, e aposto que, se soubesse, não daria. Victor não gosta de YAs, enfim... A história é a seguinte: Sam é um rapazinho de 18 anos contando para os leitores o que aconteceu na sua vida quando tinha apenas 15/16. E o que aconteceu de tão importante que deveria ser contado? Sam engravidou uma mocinha e teve que lidar com várias responsabilidades e questionamentos antes da hora. É basicamente isso, com uns ingredientes a mais, é claro.
 
Vale dizer que Sam CONVERSA com o pôster de seu skatista favorito Tony Hawk, celebridade cujo livro autobiográfico ele já leu mil vezes e decorou todas as suas falas, de onde tira lições e dá base às suas conversas com o esportista. Então daqui já podemos ver que Sam não é o ser humano mais maduro da face da Terra. Perdoe-me caso você também peça conselhos a um pôster esperando e imaginando sua resposta, mas isso não é muito normal ou esperto, convenhamos... Pode-se dizer que é meio engraçado até.
 
Por não ser a pessoa mais evoluída do mundo, Sam, ao pensar na possibilidade de ser pai, tomou umas decisões que não me agradaram. Vou dar spoiler? Claro que não. Estou só querendo dizer que: passei raivinhas. O autor está errado em fazer isso comigo? Nesse caso não, porque é totalmente crível. Poderia acontecer e acontece. Pontos para tio Nick (o Hornby, não o Sparks).
 
Sem contar que filhos na adolescência é um assunto importante, nem todo mundo quer ser papai ou mamãe no meio do ensino médio (ou antes), então é válido ser abordado. Acho até que ele conseguiu fazer isso de uma forma bem leve e descolada (?), porque assim é o protagonista. E essa leveza, apesar das raivinhas que passei, caiu muito bem, já que eu tinha saído de um livro pesadíssimo que vocês já viram no blog (SE NÃO VIRAM, VEJAM CLICANDO AQUI) chamado Uma Duas.
 
A informação que eu tinha do autor era que o humor dele era algo sensacional, mas eu não vi nada de mais nesse sentido. Dizem que ele costuma trabalhar com personagens mais velhos e obtém muito sucesso nisso, mas posso dizer que com a galera adolescente ele também não fez feio. Parecia realmente que eu estava dentro da cabeça de um garoto de quinze/dezesseis/agora dezoito anos. Ah, e para quem gosta, a narrativa é em primeira pessoa.
 
Como disse lá em cima, eu li em inglês e aqui vai uma dica para quem deseja ler nesse idioma. Talvez seja boba e óbvia, mas eu não tinha notado até que tentei: Young Adults, tente começar por eles. Não vou mentir, cheguei a ler dez páginas de Fahrenheit 451 em inglês, mas foi um pouco travado, não fluiu como esse e eu nem conto como tentativa, porque foram míseras dez páginas. Já com Slam foi muito mais fácil, parecia que eu estava lendo em português mesmo. Eu sabia TODAS as palavras? Claro que não, às vezes nem em português conseguimos essa proeza, mas isso não me atrapalhou em nada, o contexto está aí para isso.
 
Não é um livro com vários picos de emoção, você já sabe o principal lendo a sinopse. É bom falar sobre isso porque sei que existem pessoas que precisam de mil reviravoltas e acontecimentos de explodir a mente para que a leitura valha a pena. E isso me lembra que esqueci um detalhe: viagem no tempo, claro, por que não? Ok, essa parte eu fiquei meio: really? Eu não estava esperando por isso. Sim, nosso personagem principal acorda do nada em um futuro próximo, apenas alguns meses a frente, e descobre como está sua vida e que decisões tomou, o que de certa forma acaba ajudando e influenciando no presente. "Mas Carol, você disse que não tinha picos de emoção/acontecimentos de explodir a mente... O que é viagem no tempo para você?" Nada, não senti nadinha, só fiquei meio: really??? E acontece só umas duas vezes, se não me engano, então fãs de Sci-Fi, não se animem muito. Isso foi um spoiler? Não sei. No resumo do Skoob essa informação está lá, e não tenho acesso à orelha do livro na edição daqui para saber se foi previamente dito, mas eu com certeza não estraguei a experiência de ninguém, juro juradinho. O lance aqui é ver como funciona um cérebro adolescente masculino diante de uma situação como essa, a vida que ele leva, seus relacionamentos, coisas assim.
 
Meu exemplar é da editora Putnam (aqui foi lançado pela Rocco), que eu obviamente não conhecia, em capa dura e com jacket, que eu não gostava até então, mas que agora não tenho nada contra pois ficou ok na minha estante. A capa em si é bem bonitinha, nada de mais, azul, preta, o nome, mas bonitinha. A jacket é amarela/laranja com um cara caindo/voando do skate, que seria o "slam" do título, que eu traduzi livremente como "tombo", mas sites afirmam que é "batida", enfim, deixo a pesquisa mais aprofundada para vocês.
 
Não vou mentir, esperava mais um pouquinho do autor, já que, até onde eu sabia, ele era bastante elogiado, mas talvez seja só o livro, ou talvez seja eu mesma, até porque fazia tempo que não lia nada do tipo. Como entretenimento, penso que cumpriu seu papel, mas nada de mais. Um livro bom, mais médio do que bom, porém nada que eu vá sair recomendando por aí como se minha vida dependesse disso. Acredito que funcione dentro desse público, então, caso curta os Young Adults e tenha se interessado pela história, pode dar certo. 
Acompanhe o blog através das redes sociais:
Twitter - Facebook - Instagram - Skoob
50 Comentários
Beatriz Prado link
18/7/2016 01:25:39 pm

Parabéns por ter conseguido ler em inglês haha sou louca pra fazer isso.
E a resenha está ótima também 💕

Responder
Our Brave New Blog
18/7/2016 09:46:27 pm

Obrigada!! Eu também tinha muita vontade, mas precisava de um livro mais tranquilo para ganhar confiança e funcionou :)

(Carol)

Responder
Salomão Moura Efima Pinto Filho
18/7/2016 03:21:55 pm

Amei! Ainda não me aventurei em um livro totalmente em inglês. Mas, esse me pareceu bem interessante para iniciar.

Responder
Our Brave New Blog
18/7/2016 09:47:34 pm

Demorei muito para decidir me aventurar hahaha. É só achar algum com uma linguagem simples para começar. Beijos!!

(Carol)

Responder
Flávia Bitencourt
18/7/2016 03:51:56 pm

Você com certeza é uma vencedora 😂Parabéns por ter lido em inglês, coisa que eu nunca consigo RS😁A resenha ficou ótima,adorei!!
Beijos,
meumundomeusbooks.blogspot.com

Responder
Our Brave New Blog
18/7/2016 09:48:48 pm

hahahaha somos todos!! Já tentou com um livro do gênero? Acho ideal. Tentei com um outro e não funcionou... Logo menos tento ele de novo.
Obrigada, Flávia. Beijos!!

(Carol)

Responder
Silvana Crepaldi
18/7/2016 05:20:44 pm

Olá, Carolina.
Não conhecia esse livro ainda, mas me interessei pelo enredo. meus parabéns pela conquista. É de pouco em pouco que quando você ver vai estar lendo Guerra dos tronos em inglês hehe. Mas eu não sei ler nada por isso nem me arrisco.

<a href="http://blogprefacio.blogspot.com.br/">Blog Prefácio</a>

Responder
Our Brave New Blog
18/7/2016 09:53:37 pm

Oi, Silvana. Seria meu sonho?? Ler livros desse tamanho em uma língua diferente, uau... Quem sabe um dia né hahaha. Como você disse, é de pouco em pouco mesmo, mas o importante é tentar :D
Beijos!!

(Carol)

Responder
Stefane link
18/7/2016 07:11:04 pm

Uau!!! Uma vencedora por ter lido em inglês. Fiz curso de inglês por três anos mas não me arrisco a ler um livro em outra língua

Responder
Our Brave New Blog
18/7/2016 09:57:32 pm

Ahhh, você devia tentar!!! É muito bom para praticar, conhecer novas palavras, construções, gírias... Aproveita que já tem uma bagagem e se joga!! Beijos :D

(Carol)

Responder
Michele Lima link
18/7/2016 09:34:01 pm

Que mozão mais fofo, adoro ganhar livros rsrsrs Confesso que não gosto de muitos YA, mas a história desse parece ser mais intensa, curti o enredo.

Bjs, Mi

http://www.oquetemnanossaestante.com.br/

Responder
Our Brave New Blog
18/7/2016 09:56:03 pm

Olha, fofo... Aí é você que está dizendo hahahahaha. Também gosto muito!!! É só chegar próximo de datas que eu já apresento minha listinha, mas ele nunca segue a acaba comprando o que ele quer :)
Eu também não tenho gostado muito, mas foi uma leitura bacaninha, sem contar que é um assunto importante, então foi válido.
Beijos, Mi!!

(Carol)

Responder
Joana ferraz
18/7/2016 10:11:24 pm

Adorei a resenha. E Carol tô super feliz por vc ter começado a ler em inglês. Agora não perde o fio da meada, que só vai melhorar.
Livro com capa dura e Jacket é TUDO 😍😍

Responder
Our Brave New Blog
18/7/2016 11:56:43 pm

Obrigada!! Lembrei de você, a rainha da jackets hahahaha. Já estou com outro aqui para ler, Joana, mas não sei quando será... Foi o que "tentei" ler há um tempinho e foi meio demorado, aí não sei... Catarei outros :D

(Carol)

Responder
Débora Castequini link
18/7/2016 10:42:59 pm

Oie! Primeiramente, parabéns pela sua conquista! Pensar em ler um livro inteirinho em inglês me dá até um friozinho na barriga, mas você foi lá e fez, e isso foi incrível! Espero um dia conseguir também, e seguirei sua dica. Sobre o livro, gostei muito do enredo e da resenha, acho que seria um livro que me conquistaria fácil. Vou adicionar na lista de leituras, já fiquei com a história na cabeça só de ler sua resenha.

Um beijo, e parabéns!
Débora

Responder
Our Brave New Blog
19/7/2016 12:02:10 am

Oi! Que fofa!!! Muito obrigada, Débora. Acho que o melhor mesmo é começar por livros assim, mais tranquilos, uma ótima forma de praticar o idioma. Ache algo bacana pra você e tente também :D
Que bom que, mesmo não falando TÃO bem assim do livro, você se interessou. Caso leia, quero saber sua opinião depois. Beijos!!

(Carol)

Responder
Érica Camelatto link
19/7/2016 01:14:54 pm

Parabéns pela conquista hahahaha. Meu nível de inglês é considerável, ainda pretendo fazer um curso.
Quanto ao livro: achei a capa linda, não sabia da existência (pra variar né), fiquei com vontade de conhecer mais esse adolescente que conversa com um pôster (eu converso comigo mesma e já acho isso uma loucura), pelo que entendi da sua resenha ele não fica tão desesperado tipo MEU DEUS EU VOU SER PAPAI O QUE EU FAÇO mas mesmo assim parece muito legal. E esses negócios de viagem no tempo me deixou bem curiosa. Quero!!

Beijos,
viajenumlivro.blogspot.com

Responder
Our Brave New Blog
19/7/2016 07:41:55 pm

Oi, Érica. Eu faço inglês há muito tempo, mas ainda estou no intermediário e deu tudo certo. Ah, eu falo sozinha, em inglês e espanhol hahahahaha. Bom para praticar :P
Beijos!!

(Carol)

Responder
Lucas Souza link
19/7/2016 09:02:42 pm

Parabéns por ter conseguido ler em Inglês, que você cresca mas com as leituras em inglês.. Otima resenha, ficou divina <3

Responder
Our Brave New Blog
19/7/2016 09:29:02 pm

Muito obrigada!! Quero ler muitos outros :D

(Carol)

Responder
Ágno Rosa Vilar link
19/7/2016 11:38:48 pm

Devo confessar que eu até gosto de YA. Mas tem que ter AQUELA história né? pois não vou me contentar com essas coisinhas meia boca também.

Sobre livros narrados em primeira pessoa: não gostava. Agora gosto. kkkkk

Apesar do tema ser interessante, não curti muito a história não. Leio se ganhar ele uhauah.

Bjos!

Responder
Our Brave New Blog
20/7/2016 12:55:05 am

Eu tenho fugido dos YAs, mas como esse era em inglês e presente, tinha que tentar pelo menos hahaha. Antigamente eu só lia coisas narradas em primeira pessoa, tinha horrooooor a terceira pessoa, hoje em dia não faço mais tanto essa distinção. Beijos!!

(Carol)

Responder
Eloísa Pompermayer link
20/7/2016 10:23:16 am

Oláá
Eu li esse livro na edição já traduzida e gostei muito da narrativa, porém entendo o que vc quer dizer pq eu tbm tive na leitura partes que eu não gostei, maaaaas... no geral gostei de Slam <3
Bjoos

Responder
Our Brave New Blog
20/7/2016 03:20:40 pm

Que legal!!! Eu nunca tinha ouvido falar sobre o livro, você é a primeira pessoa que conheço que leu haha. Eu gostei também, mas não foi AQUEEELA coisa.

(Carol)

Responder
Prit Amaral link
20/7/2016 11:26:03 am

Parabens, Carol!!!! Eu tenho esse frio na barriga pra ler em inglês e fico feliz que você tenha conseguido! Coloquei até "Pride & Prejudice" na minha TBR da Maratona Literária 5 Estrelas, que o meu blog está promovendo em parceria com o ig literário @livrosdalana, mas confesso que estou com receio de não conseguir terminar a tempo, pois a linguagem é mais antiga. Talvez o ideal seja começar por livros do gênero YA mesmo, pois tendem a ser mais leves. Obrigada pela dica! ;)
Beijinhos,

Responder
Our Brave New Blog
20/7/2016 03:24:29 pm

Oi, Prit. Obrigada!!!
Pois é, começar por livros como Pride & Prejudice é algo muito ousado hahaha, mas vale a tentativa. Espero que consiga!! Beijos :)

(Carol)

Responder
JESSICA MIGUEL link
20/7/2016 06:17:13 pm

Não sei se ia conseguir ler esse livro. Parece interessante mas não é muito o meu gênero. Gostei da resenha! 😍

Beijos, @mamaeliteraria.blog

Responder
Our Brave New Blog
21/7/2016 09:47:39 am

Obrigada, Jéssica. Beijos!!

(Carol)

Responder
Izabelle Carvalho link
20/7/2016 10:32:18 pm

Eu já havia ouvido falar desse livro... Não sei aonde... Um dia eu ainda tomo coragem e leio em inglês, um dia, não sei qual, mas vou huahuahau

Responder
Our Brave New Blog
21/7/2016 09:48:20 am

Ok hahaha, boa sorte quando for ler. Beijos!

(Carol)

Responder
Carol link
21/7/2016 10:30:38 am

Carol, que interessante essa indicação! Adoro sugestões de leituras leves para sair de ressacas literárias e segundo aquele resenha, o livro era pesadíssimo mesmo! Gostei muito da resenha e acho que a leitura do livro é bem válida, nada de muito excepcional mas acho que conseguimos extrair coisas boas desde livros leves aos mais densos. E curto o universo adolescente Hauhauh Bem, gostei da dica para quem pretende ler em inglês, espero que vá citando os próximos que ler, acho bem bacana ler em outro idioma ;) haha

Beijos, Carol
Blog com V.

Responder
Our Brave New Blog
21/7/2016 07:25:53 pm

Carol, já estou com mais um em inglês aqui para ler, mas esse parece mais complicadinho. Quando (se) conseguir, aviso aqui. Ah, e aceito dicas de leituras também!!
Slam veio em uma ótima hora mesmo, porque não aguentaria outro livro super denso depois de Uma Duas hahaha.
Beijos!!

(Carol)

Responder
Lua link
21/7/2016 01:30:14 pm

Parabéns Carolzão, eu preciso urgente consumir mais em inglês além das séries, é tão bom e mais prazeroso a prática. Mandou muito na resenha, parabéns!



<a href=http://meumundodalua.com/>meumundodalua.com</a>

Responder
Our Brave New Blog
21/7/2016 07:22:33 pm

Obrigada, Lua!! Também quero fazer isso mais vezes e assistir mais séries/filmes, porque tenho visto pouca coisa ultimamente e tudo ajuda nessas horas :)

(Carol)

Responder
Marcelo Junior link
21/7/2016 01:53:02 pm

Nossa! Seria meu sonho também ler um livro em outra lingua?" hahahahhaha Parabéns

Responder
Our Brave New Blog
21/7/2016 07:19:24 pm

Primeiro passo é: tentar hahaha. Obrigada!!

(Carol)

Responder
Alana Markele link
21/7/2016 02:06:10 pm

Adorei sua resenha Carol!
Não sei se eu teria coragem de me aventurar lendo um livro em inglês haha algumas frases até que vai, mas um LIVRO? Não sei, quem sabe daqui a alguns anos kk
Abraços

www.ironiadascapas.com.br

Responder
Our Brave New Blog
21/7/2016 07:30:32 pm

Obrigada, Alana!!
Olha, foram meses amadurecendo a ideia, mas no final funcionou. Esse chegou na hora certa :D

(Carol)

Responder
Jéssica Spuzzillo link
22/7/2016 09:51:25 am

309 páginas em Inglês?? Ual Carol! quando crescer quero ser que nem você! rsrs

Adorei a resenha e Parabéns por ter conseguido!!

Beijos
www.pintandoasletras.com.br

Responder
Our Brave New Blog
22/7/2016 08:01:11 pm

Hahahaha, gente, temos que tentarrrr. Quero um em espanhol também, mas nada de achar baratinho, assim complica hahaha. Espanhol só sei o basicão, mas darei minha cara a tapa mesmo.
Obrigada, beijos!!

(Carol)

Responder
Fabiély Miranda
23/7/2016 11:03:12 am

Que lindo!! Parabéns por ter conseguido ler em inglês , sou doida por isso, pra ler e poder assistir séries sem legendas, acho um máximo.. Beijos
leitoresjardimliterario.blogspot.com.br

Responder
Our Brave New Blog
23/7/2016 02:23:24 pm

Obrigada!! Série sem legenda eu ainda não consigo assistir, fico arrasada. Acho que com legenda em inglês ainda vai, mas sem uma ajudinha fica difícil hahaha. Uma hora vai... Beijos.

(Carol)

Responder
Franciele
24/7/2016 10:28:06 pm

Realmente ler em inglês é complicado pra mim. Vou tentar por esse livro pra ver se dá certo. Quanto a história, não achei nada de extremamente interessante mas vou tentar ler mesmo assim.
Obrigada pela dica
Beijinhos da Fran
insidethebookssite.wordpress.com

Responder
Our Brave New Blog
25/7/2016 05:42:47 pm

De nada, Fran :)
Espero que esse seja o primeiro de muitos. Beijos!!

(Carol)

Responder
Well Moreira link
27/7/2016 01:45:49 am

Parabéns por ter conseguido lê-lo em inglês. Já pensei em tentar ler algo em inglês, mas acabo desistindo, um dia vou conseguir haha
A resenha ficou ótima, o livro parece ser muito bom, parabéns :)

http://gaellscorner.blogspot.com.br

Responder
Our Brave New Blog
27/7/2016 03:51:44 pm

Não desista, o primeiro passo é o mais difícil hahaha. Depois que se passa dele, fica mais fácil :)
Obrigada, Well!!

(Carol)

Responder
Thayenne
31/7/2016 03:46:49 pm

Olá!

Não leio nem uma vírgula em inglês, por isso parabenizo quem o faz hahaha. Eu gostei da história, pois com esse tipo de enredo, geralmente, só vemos o ponto de vista da garota, e querendo ou não os garotos (por mais imaturos que possam ser) tem dinheiro a expressar o que estão sentindo, ainda mais num momento tão conflitante quanto gravidez na adolescência. Enfim, anotei o nome do livro, quem sabe um dia eu não leia, né.

Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br

Responder
Our Brave New Blog
31/7/2016 08:14:25 pm

Obrigada :D
Simmm, concordo, geralmente o ponto de vista desses assuntos é sempre o da menina. Acho que se fosse o caso, eu não me interessaria muito em lê-lo, porque já vi histórias do tipo.
Beijos!!

(Carol)

Responder
Blog Livrofilia link
2/8/2016 08:19:21 am

Oi, Carol, primeira quero te parabenizar por ter conseguido.
Adorei a resenha, mas não conhecia o livro, nunca nem tinha escutado algo sobre esse livro. Gostei da história e até me fez lembrar de um livro que li ano passado, onde um garoto "engravida" uma menina, na verdade ele assume ser o pai da criança mesmo não sendo. Nem vou dizer o nome do livro porque isso é um baita de spoiler kkkkk Ótima resenha, Carol.
Beijos.
(Emi)

Responder
Our Brave New Blog
3/8/2016 03:34:52 pm

Obrigada!!! Gente, que loucura... Não conheço esse não, e agora nem posso saber o nome né?! :x hahaha Beijos!!

(Carol)

Responder



Enviar uma resposta.

    ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

    Imagem
    Imagem
    Imagem

    Imagem

    AUTORES

    ​Durante um passeio pelo Mundo das Ideias, Carolina Souza encontra a perfeição em forma de Homem conhecido como Victor Heliângelo e o convida para falar mal dos livros da Biblioteca de Babel neste bravo blog.

    (Nota da Carol: Queria deixar claro que não fui eu que escrevi a baboseira acima. Beijos de luz.)


    FACEBOOK


    INSTAGRAM


    TWITTER

    Tweets de @ourbravenewblog

    Imagem

    EDITORAS PARCEIRAS

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem

Powered by Create your own unique website with customizable templates.