Search the site...

OUR BRAVE NEW BLOG
  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS
  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS

OUR BRAVE NEW BLOG

TAG LITERÁRIA: Lava Jato

4/4/2016

36 Comentários

 
Por: Carolina Souza e Victor Heliângelo
​Oi gente!! Hoje o post é bem diferente aqui no blog, pois vamos responder uma tag literária. Lava Jato foi a escolhida como a primeira de muitas que aparecerão por aqui. Ela foi criada pelo Yuri do Blog do Livrada, inspirada, obviamente, na situação política atual do nosso país. Quando vi essas categorias só fiz rir. Algumas eu considerei bem difíceis, confesso, mas sem mais delongas, vamos a elas!
​


​1- Dilma – Um livro que é só decepção;
Victor: O Senhor dos Anéis. Peguei para ler na época em que estava lendo apenas fantasia e achei que o livro que inspirou todos os autores da fantasia atual seria nada menos que a melhor coisa já escrita, mas encontrei com personagens rasos e uma trama de “vá do ponto A até o ponto B e tenha umas aventurazinhas no meio”. O livro mais cansativo que já li.
 
Carol: Eu diria Caixa de Pássaros, mas ele vem logo depois. Então vamos de The 100? Adorei a série de TV e quando descobri que tinha livro quis muito ler. Em seguida fiquei sabendo que o desenvolvimento da coisa era bem diferente. Li e acabei detestando, porque não acontece NADA no primeiro volume (é uma trilogia). A autora deixou tudo para as sequências. Sinto que perdi tempo lendo. Ah, fiz resenha aqui.

​
2- Lula – Um livro que você ganhou de um amigo;

Victor: Mulheres de Cinzas. Minha melhor amiga aka namorada aka dona Carolina me deu esse, que é o primeiro livro da trilogia histórica sobre a dominação de Portugal em Moçambique que Mia Couto pretende contar, já lido e futuramente resenhado.
 
Carol: Sangue no Olho, da Lina Meruane. Quem me deu foi o mozão aí em cima haha e esse livro entrou facilmente para a lista (não muito bem definida, porque sou indecisa) dos meus favoritos. Ele está ali no topo brigando com alguns. Ainda não postei a resenha dele, mas fiquem de olho por aqui porque logo menos ela sai.


3- Sérgio Moro – Um livro que te prendeu muito rápido;
Victor: Noite do Oráculo. Eu não sei se é porque eu estou nessa ilusão da adolescência de que serei um escritor e o personagem principal é escritor também, ou se eu simplesmente tive uma conversa muito mais íntima com esse livro do que tive com os outros, o fato é que Noite do Oráculo foi um livro que eu queria estar toda hora lendo, e mesmo não tendo entrado para os meus favoritos (nem 5 estrelas no Skoob ele recebeu) pode ter sido a porta de entrada para um dos meus escritores revelação do ano.
 
Carol: Psicose. Na primeira linha já fui pega, sério!! É um livro bem curto e a narrativa te prende muito fácil, tanto que li em pouquíssimas horas e foi maravilhoso. Quem quiser saber um pouquinho mais, é só clicar na resenha.
 

4- Panelaço – Um livro que todo mundo gosta mas que você não consegue gostar;
Victor: Os Sete. O André Vianco é muito cultuado por aí, na resenha de Fios de Prata eu cheguei a comentar que ele é eleito pelo público um dos escritores da tríade fantástica atual, isso para você ver o nível de popularidade do cara. Porém, eu não cheguei nem na metade de Os Sete, a trama estava extremamente chata, e a escrita era prolixa e mal montada, dando deslizes sérios na construção do clima de terror.
 
Carol: Caixa de Pássaros. Esse livro se tornou queridinho entre muitos leitores atualmente, e eu não consigo entender o motivo disso. Parece que lemos coisas completamente diferentes. Achei mal escrito, sem graça, com personagens muito fracos e com SPOILERS do próprio autor no meio da narrativa. Fiz uma resenha/desabafo contando tudo que achei, e ela se encontra aqui. (Não me odeiem, por favor).
 

5- Eduardo Cunha – Um livro sobre criminosos;
Victor: O Longo Adeus a Pinochet. Se encaixando duplamente na categoria, Pinochet não é só um criminoso, como é um criminoso político. O livro do chileno Ariel Dorfman, conta sobre os últimos anos da vida de Pinochet e a quase prisão que a justiça internacional fez à sua pessoa. Um relato sincero de um escritor atormentado pelos males da ditadura.
 
Carol: Boneco de Neve, do Jo Nesbo, fala sobre um serial killer. E eu não posso contar muito mais sobre a trama porque não terminei de ler ainda. Confesso que até a página 160, ele não tem me empolgado muito e por isso preferi dar prioridade a outras leituras. Um dia aparece um post sobre ele por aqui.
 

6- Foro Privilegiado – Um livro acima do bem e do mal por alguma razão;
Victor: 2666. Eu nem li o livro ainda, mas eu sei que se você não gostou você está errado. É isso aí.
 
Carol: Battle Royale, de Koushun Takami. Eu recomendaria esse livro facilmente a todo mundo, independente do gênero que a pessoa curta e esses detalhes. O Victor, que é bem chato, leu e gostou. Eu li e AMEI!!! Ele até fez uma resenha, que se encontra aqui, mas ela é bem menos passional do que seria a minha, porque no final desse livro eu estava me contorcendo de nervoso no sofá e precisava parar de ler por alguns segundos para respirar entre os capítulos. Nesse exato momento, ele está emprestado porque eu preciso que mais pessoas conheçam essa obra. É uma distopia (que inspirou Jogos Vorazes talvez) CHEIA de ação e sangue. Um tiro atrás do outro. Eu não vou falar mais nada não, mas sério, comprem.
 

7- João Santana – Um livro ruim apesar de toda a propaganda;
Victor: Pássaro do Paraíso. Não é exatamente o livro que está recebendo propaganda, e sim a autora Joyce Carol Oates, que anda até sendo mais cotada para ganhar o Nobel do que seu conterrâneo, Philip Roth. Acontece que Pássaro do Paraíso não me passou a sensação de estar lendo uma futura ganhadora do Nobel, e sim uma pessoa esforçada, mas sem jeito pra coisa.
 

Carol: Seguindo a linha de pensamento do Victor, também não irei por uma obra em si mas sim um autor. Harlan Coben. Sempre que vejo alguém pedindo recomendação de livro policial, citam o Coben como um dos grandes nomes. Eu li somente dois livros do cara, mas um foi bem ruim e o outro eu nem me empolguei para terminar e está parado há uns quatro anos. Todo mundo trata ele como se fosse O cara, mas não vejo nada demais.
 

8- Triplex dos Marinho – Um livro que não tem a atenção que merece;
Victor: O Cheiro do Ralo. Lourenço Mutarelli em si não recebe a atenção que merece né?! O pessoalzinho dá bola para caralho para os escritores estrangeiros com o mesmo estilo dele, como o Palahniuk e o Houllebecq (que eu também adoro, não me levem a mal), mas Mutarelli é um escritor ainda melhor, com uma escrita ágil e afiada como um bom manejador dessa arma chamada língua portuguesa.
 
Carol: O livro é um clássico, então obviamente em algum momento da vida ele teve a devida atenção, mas quando falo dele ninguém conhece. O escolhido dessa categoria é Os 7 Minutos, de Irving Wallace. Uma obra maravilhosa que fala sobre liberdade de expressão, censura, liberdade sexual e vários tabus. Acompanhado de personagens marcantes, uma investigação cheia de reviravoltas e diálogos maravilhosos em tribunais. CORRAM PRA LER A RESENHA EM NOME DE JESUS!!!             
 

9- Aécio Neves – Um livro escrito sob o efeito de drogas;
Victor: Bruno Schulz devia acender uma seda a cada conto que escreveu porque pelamor de Deus, não tem um conto que você não fique com cara de taxo tentando encontrar o sentido do textinho como se estivesse procurando o sentido da vida. Mesmo assim é muito bom, recomendo. Aliás, é a minha próxima resenha aqui no obnb.
 
Carol: Não sou muito de ler livros loucos e nessa categoria tive que pedir ajuda ao Victor. Ele me lembrou que li Sobrevivente, do Chuck Palahniuk e quem conhece o autor sabe que às vezes parece que o cara usou alguma coisinha enquanto escrevia. (Guess what? Tem resenha dele no blog).
 
​
10- Delcídio do Amaral – Um livro que abriu caminho para outros livros;
Victor: Budapeste. Antes de Budapeste, achava que esse papo de forma de escrita só servia para poesia e que isso não tinha espaço para o romance, porque 90% dos escritores de fantasia escrevem do mesmo jeito, o que alteram é apenas a divisão de capítulos e a quantidade de prolixidade envolvida. Só que aí eu peguei esse livro atraído pelo nome do autor (claro) e tomei um tapão vendo como aquele mundaréu de palavras se relacionavam de um jeito totalmente diferente do que eu já tinha visto, e foi assim que eu larguei de vez o mundinho da fantasia para ir atrás dos grandes autores que sabem escrever um livro que ninguém possa fazer igual.
 
Carol: O Sol é para Todos, da Harper Lee. Até esse livro, eu tinha um preconceito terrível com a palavra “clássico” porque isso me remetia a coisas como: difícil, ultrapassado, monótono. Eu estava sendo trouxa. Li esse livro e fiquei encantada!!! A partir daí, não é que eu só leia esse tipo de coisa, mas agora o “medinho” não existe mais, e outros livros com esse rótulo foram surgindo na minha estante. Se você, assim como eu, carrega essa sensação de “eu não vou entender nada, isso não é para mim, esse não é o meu mundo” , O Sol é para Todos pode te ajudar a superar.
 

11- Japonês da Federal – Um livro presente em vários momentos;
Victor: O Guia do Mochileiro das Galáxias. O guia acompanha a sua vida constantemente se você é um nerd, tendo lido ou não. Só para um exemplo básico, eu ando por aí com uma toalha no Dia do orgulho nerd independente do lugar que eu for.
 
Carol: “Eu ando por aí com uma toalha no Dia do orgulho nerd independente do lugar que eu for”... Acho um pouco vergonhoso, porque eles fazem isso em grupo, NO MEIO DE UM SHOPPING. HÁ IMAGENS, EU VI. Enfim... Vamos ao ponto. Os Legados de Lorien é uma saga que me acompanha desde 2011. Serão sete livros e o último sai esse ano, mas se ela continuasse por mais cinco anos, eu ainda leria. Foi o primeiro livro que eu li e através dele eu comecei o hábito de ler livros, então o apego é muito forte. E sim, eu gosto da história de aliens maus vs. aliens bons, legados e pedrinhas mágicas. Falarei mais dessa série qualquer dia na Li, gostei, mas não resenhei.
 

12- Jair Bolsonaro – Um livro que se aproveitou do momento;
Victor: O Poder da Espada. Tem um monte de livro whatever de fantasia pipocando por aí, mas os que mais se aproveitam são aqueles que parecem com GoT, como é o caso desse livro do Joe Abercrombe, que eu não li porque prefiro ficar com o original mesmo.

Carol: Acho que todas as distopias que surgiram depois de Jogos Vorazes, se aproveitaram do momento. Como exemplo, das que eu li, temos O Teste, que nada mais é do que uma mistura bizarra das distopias mais conhecidas. Em breve, teremos resenha dele aqui no blog, mas já adianto que não curti.
 

13- Condução Coercitiva – Um livro que você foi obrigado a ler;
Victor: O Cabeleira. Fui obrigado a ler na escola para fazer trabalho de literatura (tinha uns quinze anos), mas mesmo precisando da nota, larguei o livro no meio porque estava achando um lixo sem noção. Resultado: quase fui reprovado aehahehahe.
 
Carol: Pegando carona no pensamento do Victor, também escolherei um que tive que ler na escola. Ele se chama E agora, mãe? e fala sobre uma adolescente que fica grávida. Na época eu nem dei bola, porque eu tinha uns onze anos, aquilo ali era muito distante da minha realidade e a história era meio triste. Não curti. Talvez hoje eu olhasse com outros olhos, mas o trauma não permite.

Bom gente, essa foi a primeira tag aqui do blog e estamos aceitando sugestões de outras. Já leram algum dos livros mencionados? O que acharam? Contem pra gente! Esperamos que vocês tenham gostado. Sintam-se convidados a respondê-la também. Beijos!!
Acompanhe o blog através das redes sociais:
Twitter - Facebook - Instagram - Skoob
36 Comentários
Izaah Marrie link
4/4/2016 04:56:28 pm

Nossa! Huahuahuahahua. Curti.
Talvez um dia eu faça ^^
Ah! Tem essa Tag aqui: www.cafeinaliteraria.com.br/2013/11/30/habitos-de-leitura/ que eu achei em interessante :^D

Responder
Our Brave New Blog
5/4/2016 09:36:02 am

Oi Izaah. Faz sim, é bem divertida haha. Obrigada pela dixa, beijos!

(Carol)

Responder
Dessa (Louca dos livros) link
4/4/2016 05:17:58 pm

hahahahhahhhahhhahaha aaadoreiii!!!! Vou fazer certooo!
Façam a tag das editoras, vi no canal Elefante literário. Eles fizeram tb a tag Signos literarios, q é bem divertida hehe

Responder
Our Brave New Blog
5/4/2016 09:35:16 am

Oi Dessa!! Obrigada pelas dicas, vou passar lá para ver as tags. Beijos!
Ah, e fico aguardando seu vídeo hahaha.

(Carol)

Responder
Blog Livrofilia link
5/4/2016 01:15:20 am

"CORRAM PRA LER A RESENHA EM NOME DE JESUS" kkkkk o livro deve ser muito bom mesmo. Adorei a tag, gostei muito das respostas de vocês. A maioria dos livros eu não conhecia mas já vou anotar aqui.
Gostei muito do post.
Beijos.
http://www.livrofilia.com/

Responder
Our Brave New Blog
5/4/2016 09:37:25 am

Esse livro é MUITO bom. Para você ter ideia, eu quase chorei lendo. Não por ser triste ou meloso, nada disso, chorei porque era muito bom e eu estava feliz hahahahahahha.
Obrigada!! Beijos!

(Carol)

Responder
Vanessa Vieira link
5/4/2016 02:45:13 am

Oi!!! Adorei a tag. Achei interessante as discussões que vcs trouxeram e as leituras são muito convidativas, mesmo aquelas que vcs não gostaram muito. Heheh alguns ainda não li. Então preciso ler pra tirar minhas conclusões né!?

Mas acho que devem fazer mais vezes, achei super!!!!! Parabéns!

Responder
Our Brave New Blog
5/4/2016 09:46:18 am

Oi Vanessa. Que bom que você gostou!!
Simmm, aqui a gente só mostra as nossas impressões das coisas, mas a conclusão mesmo só pode vir da pessoa, então é bom ler e descobrir caso tenha se interessado em alguma coisa por aqui (mas se for ruim a gente avisou viu?! hahahahahah). Obrigada!!
Vamos continuar fazendo posts como esses sim. Continue acompanhando a gente, beijos!!

(Carol)

Responder
Agno link
5/4/2016 04:37:56 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tô é morto com essa Tag.
Addoreii, muito legal. Eu até gostei de caixa de pássaros, mas não é realmente um livro que me agradou no todo. Deixou muito a desejar no final.

Amei o post, de verdade. Abraços!!!

Responder
Our Brave New Blog
5/4/2016 05:36:36 pm

Faz tambémmmm, vou adorar ver!!
Ai, Caixa de Pássaros sempre entra nessas categorias de decepção para mim, não tem como haha. Obrigada, Ágno!!
Beijos!

(Carol)

Responder
One Nolasco link
5/4/2016 06:19:37 pm

Amei essa tag, quem sabe um dia faço, mas por hora não teria muitos livros pra descrever nessa tag, sabe eu gostei muito de caixa de passaros, foi meu primeiro suspense e confesso que passei um certo medo, qdo estava lendo e tive que buscar algo fora de casa a noite!!! Foi bem interessante!!! Adorei a Tag!!
One
http://onebooksoficial.blogspot.com.br/

Responder
Our Brave New Blog
5/4/2016 07:08:37 pm

Ai meu Deus, estou te imaginando com várias coisas na cabeça saindo de casa a noite hahahaha que loucura!!
Algumas categorias foram bem difíceis pra mim e tive até que pedir ajuda, mas saiu haha. Se fizer, quero ver suas respostas. Beijos!!

(Carol)

Responder
Emerson link
5/4/2016 06:51:55 pm

achei a tag bem criativa gostei muito e bem diferente

Responder
Our Brave New Blog
5/4/2016 07:04:40 pm

Criação do Blog do Livrada. Que bom que gostou, adoramos fazer. Outras tags aparecerão por aqui futuramente!! Beijos!

(Carol)

Responder
Joana Feraz link
5/4/2016 09:26:01 pm

Tag mara, e amei as respostas.

Responder
Our Brave New Blog
5/4/2016 10:02:42 pm

Obrigada, Joana. Beijos!!

(Carol)

Responder
Lua link
5/4/2016 10:02:19 pm

Eu estou rindo num grau dos nomes e definições que quando conseguir parar, tenho que ler outra vez para ler as indicações.

Responder
Our Brave New Blog
5/4/2016 11:05:00 pm

hahahahhaha eu também não me aguenteiii quando assisti ao vídeo dele falando da tag, achei demais!!

(Carol)

Responder
Marcelo link
5/4/2016 10:51:20 pm

Nossa! Nunca vi nada do tipo hahaa! Adorei

Responder
Our Brave New Blog
5/4/2016 11:04:04 pm

Oi, Marcelo. Nós achamos essa tag muuuito original e precisamos respondê-la haha. Obrigada.

(Carol)

Responder
Well Moreira
5/4/2016 11:02:27 pm

Amei a tag hahaha
Me diverti muito com os tópicos, estou rindo ainda hahaha
Abraços <3

Responder
Our Brave New Blog@
5/4/2016 11:05:45 pm

As categorias são muito boas né?! hahahaha. Que bom que o post te divertiu!!
Beijos!!

(Carol)

Responder
Bibliotecas de Alexandria link
6/4/2016 08:42:29 am

Muito corajosa de falar de um livro tão amado assim kkk mas são fatos verídicos tudo oq falou de Caixa de Pássaros. Beijos, adorei a tag!

Responder
Our Brave New Blog
6/4/2016 03:00:10 pm

Aqui a gente trabalha a base da sinceridade. Se tá ruim, a gente fala sem problemas hahaha. Beijos!!

(Carol)

Responder
Elayna Castro link
6/4/2016 05:43:41 pm

Vi essa tag em vários blogs e amei, em breve vou tentar fazer a mesma lá no blog. Adorei a escolha de vocês. 💘

Responder
Our Brave New Blog
6/4/2016 10:29:34 pm

Obrigada Elay!! Depois vou querer ver suas respostas. Beijos :)

(Carol)

Responder
Emys link
10/4/2016 03:42:10 pm

Acho essa Tag hilaria...
Estou doida para fazer...
Muito boa mesmo.

Responder
Our Brave New Blog
10/4/2016 05:24:44 pm

Faz simmm, beijos!!

(Carol)

Responder
Tipo Coelhos link
13/4/2016 05:04:10 pm

Só pra variar: morri de rir. Esse jeito de vcs de escrever é sensacional.
Nossa, é tanta coisa que nem sei por onde começar

Senhor dos anéis, é cansativo, mas não é ruim po :|
É muito legal o universo inteiro que ele citou, nós somos mega fãs. O André comprou uma edição nova da Sociedade do Anel e vamos ler de novo (eu li há uns 13 anos)
Vamos ver se alguma coisa vai mudar...

Sobre caixa de pássaros...aiai...ja desabafei no seu post Carol hhahahha

Psicose – sim sim e sim! Eu peguei pra ler depois que vi sua resenha e é sensacional.

Os sete - Olha, aconteceu aqui a mesma coisa que aconteceu em a estrada da noite, que eu comentei no post tbm: Qdo eu era adolescente eu AMAVA. Li todinho Os sete, sétimo, Bento, vampiro rei 1,2 e os caraio a 4 (eu gosto de vampiros rs) e a história se passava na cidade que eu morava aqui em SP, MAS...eu era xovem. Anos depois peguei pra ler o Turno da noite e me cansou um pouco. Acho que te entendo, que triste rs

2666 – AHAHAHAHHAA, morri. Esse livro ta na nossa estante há um tempão. O Dé já leu outros do Bolaño, leu um pouco desse mas acabou encalhando. :|
Battle Royale: #Quero.

O guia do mochileiro das galáxias – apenas... <3 Não ando com toalha por aí, mas sempre rola uma foto pra marcar a data hahahahhaa

Os demais eu não conheço mas ta na listinha pra eu dar uma fuçada, o Mutarelli já ouvi muuuito bem, veremos!

Façam mais TAGS! Amei ;)
Vou ver se o Dé se anima para fazermos essa tbm :)


:*

- Livia

Responder
Our Brave New Blog
13/4/2016 08:05:49 pm

Oi Livia, obrigada <3
Olha, bom saber que você não sai por aí com uma toalha viu?! Acho preocupante...
Sobre Battle Royale: leia, leia, leia. O livro tem um ritmo bem EITA AGORA VAI e o final é maravilhoso.
Sobre Caixa de Pássaros: não falarei mais sobre isso hahahahahahaha.

Faremos mais tags sim!!! Já respondemos algumas e conforme o tempo for passando, vamos postando.
Espero que façam essa também porque é bem divertida. Beijos!!

(Carol)

Responder
Our Brave New Blog
13/4/2016 10:31:36 pm

Esse aqui merece que até eu venha responder também hahaha. Se o problema de Senhor dos Aneis fosse só a lentidão Livia, eu não acharia tão ruim. A questão principal é que os personagens são rasos demais, e a minha leitura anterior tinha sido... Game of Thrones ahueahuehuae. Eu fiz um post todo só falando sobre isso, vai sair daqui a pouco no site.
Quando eu era criança, meu monstro preferido também era o vampiro, só que tem tanta coisa ruim representando o mito hj em dia que eu nem admito isso em publico mais huaehuaeha.
Eu também já li algo do Bolaño, Estrela Distante o nome do livro, e eu adorei demais. 2666 já está aqui na estante e eu estou fazendo o planejamento para ler ele sem parar o mês inteiro para isso aheuaehua, mas eu tenho confiança de que vou gostar, principalmente porque a Patti Smith disse que é a primeira obra prima do seculo 21, e se a Patti disse nós só aceitamos XD.
O Guia é isso ai né, eu já estou planejando novos jeitos de andar por ai com a toalha no proximo dia da toalha aheuahuehaue, abraços Livia!

(Victor)

Responder
Our Brave New Blog
14/4/2016 08:26:20 pm

"Eu já estou planejando novos jeitos de andar por ai com a toalha no próximo dia da toalha"
Espero estar longe nesse dia. Te amo, mas isso é micão, beijos <3

(Carol)

Marcelo Júnior link
14/4/2016 08:15:36 pm

Gente! kkkk adorei

Responder
Our Brave New Blog
14/4/2016 08:23:26 pm

Obrigada :)

(Carol)

Responder
Thayenne
5/6/2016 03:39:58 pm

Oi, peoples!

Primeiro, como assim Carol você não gosta do Harlan Coben? Leia de novo, você tá lendo errado! Hahahaha amo esse autor e fico surpresa quando encontro pessoas que não.
Segundo, amei essa tag, posso fazê-la no blog?
Terceiro, admiro a criatividade do cara que inventou isso hahahaha.

Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br

Responder
Our Brave New Blog
5/6/2016 07:24:56 pm

Olha, pior que eu tentei ler DOIS livros dele e não consegui gostar, não tem jeito hahahaha.
Claro que pode!! Depois vou querer ver :D
Beijos!

(Carol)

Responder



Enviar uma resposta.

    ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

    Imagem
    Imagem
    Imagem

    Imagem

    AUTORES

    ​Durante um passeio pelo Mundo das Ideias, Carolina Souza encontra a perfeição em forma de Homem conhecido como Victor Heliângelo e o convida para falar mal dos livros da Biblioteca de Babel neste bravo blog.

    (Nota da Carol: Queria deixar claro que não fui eu que escrevi a baboseira acima. Beijos de luz.)


    FACEBOOK


    INSTAGRAM


    TWITTER

    Tweets de @ourbravenewblog

    Imagem

    EDITORAS PARCEIRAS

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.