Carol: Sangue no Olho, da Lina Meruane. Depois de muito pensar, porque os livros bons que eu li foram muito bons, cheguei à essa conclusão. Sério, quem ainda não leu, leia!!! Foi um dos melhores que já li na vida, amor a primeira página.
Victor: Estrela Distante, de Roberto Bolaño. Eu escrevi uma resenha gigante desse troço, o livrão de 150 páginas do Bolaño reúne algumas coisas importantes para um livro foda: boa história, boa escrita e algo que te faz pensar depois da leitura. A novelinha ficou semanas na minha cabeça, e eu só gostava mais e mais a cada vez que lembrava dela.
2. A melhor continuação que você leu até agora, em 2016.
Carol: O Destino da Número Dez. Para quem ainda não sabe eu sou MUITO fã da saga Os Legados de Lorien, e ano passado foi lançado o sexto e penúltimo livro da série. Li em Janeiro e foi incrível. Aliás, foi a única continuação que li esse ano. Curte YA, cheio de ação, suspense e personagens maravilhosos? Não deixe de conferir o post que fiz falando um pouquinho sobre a série aqui.
Victor: Mano, eu não li nenhuma continuação.
3. Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito.
Carol: Menina Má, lançado pela DarkSide. Confesso que de início não me chamou a atenção, mas foi só ver do que se tratava e algumas resenhas super positivas que tive que acrescentar à minha lista. Até o fim do ano eu leio!!
Victor: Almoço Nu. Vocês já viram o filme do Cronenberg? É o melhor do cara e um dos top 5 preferidos. O livro não tem nada a ver com o filme, o que me deixa curioso para ver o que tem de um no outro e por que Burroughs tem uma ficção tão doida quanto a vida dele.
4. O livro mais aguardado do segundo semestre.
Carol: Horror em Amityville e Os Pássaros, ambos da DarkSide. Eu espero mesmo que saiam no segundo semestre, porque estou bem ansiosa.
Victor: Trilogia de Nova York. A quantidade de livros na espera é absurda na verdade, mas esse é o único que eu tenho quase certeza que vai sair. A Companhia tinha anunciado para Abril, mas adiou pra Julho, então pode acontecer de sair só em 2017. Sobre o livro, são três novelas policiais que lançaram Paul Auster ao estrelato, juntando o já citado gênero policial aos conceitos e ideias fantásticas, como o duplo, os espelhos e a metaliteratura, super na expectativa.
5. O livro que mais te decepcionou esse ano.
Carol: Diria que foi o Antes de Dormir, porque pela sinopse e pelas coisas que eu tinha lido, parecia ser um ótimo suspense, mas foi bemmmm chatinho. Não caiam no mesmo erro que eu e leiam a resenha clicando aqui.
Victor: O Livro Negro. Não foi o pior que eu li esse ano, mas pelo fato de o turcão ser um dos mais respeitados autores atuais e ele mesmo falar que é o seu livro preferido eu esperava gostar mais, mas o negócio não fluiu tao bem, fazer o quê.
6. O livro que mais te surpreendeu esse ano.
Carol: Uma Duas, da Eliane Brum. Essa foi uma indicação do Victor, eu nunca tinha ouvido falar sobre, então esperava muito pouco da coisa e foi simplesmente maravilhoso. A resenha dele já saiu, por favor confiram aqui!!
Victor: Noite do Oráculo. Acho que tirando o Bolaño (que eu não quis repetir aqui) foi o autor que eu mais gostei de descobrir esse ano. Nassar também é sensacional, mas ele já era quase uma certeza de ser bom, enquanto o Auster gera alguns sentimentos conflitantes no pessoal, alguns idolatram, outros acham que ele nem sabe escrever. A prova dos nove foi tirada e estamos aí com vários livros em casa para ler e esperando mais uns.
7. Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre, ou que você conheceu recentemente).
Carol: Favorito é uma palavra muito forte. Eu não tenho UM autor favorito ou UM livro favorito ou UMA música favorita. Porém, posso dizer que conhecer a escrita da Lina Meruane e da Eliane Brum foram coisas maravilhosas. Quero muito ler outros trabalhos das duas, mas a Lina não tem outra obra traduzida por aqui (POR QUE SENHOR?) e Uma Duas foi o primeiro e único romance da Brum (por enquanto, ESCREVE MAIS POR FAVOR), então só me resta esperar.
Victor: Raduan Nassar. Não gosto de ficar repetindo né, então vou pular para outro autor bom para caralho desse semestre, que foi o fazendeiro Raduan e seus três livros que nos fodem gostoso e nos deixam largados na chuva depois, oh tristeza viu, mas fazer o quê, gênio demais esse homem.
8. A sua quedinha por personagem fictício mais recente.
Carol: Olha, faz tempo que isso não ocorre e se vocês lessem o que eu leio, vocês veriam que só tem gente errada. Pode ser por consideração? Sendo assim, considero muito e sempre considerarei o Número Quatro, aka John Smith, de Os Legados de Lorien. Não chamaria de quedinha, mas é o mais simpático mesmo.
Victor: Vei, eu rio muito dessas tags de vocês porque tem uns negócios muito 15 anos hahahahaha, então vou ler a pergunta como personagem que se fosse real você dava uns pega, e mesmo assim ela soa meio ridícula para mim, mas tudo bem. A personagem seria Tere, do livro As Leis da Fronteira (resenha aqui), porque ela tem muita atitude e parecia ser lindíssima, e espanhola tem o sangue meio latino né, aí na cama já viu.
Carol: Sinceramente, Victor... Comporte-se na frente das visitas, tenha bom senso :)
9. Seu personagem favorito mais recente.
Carol: De novo essa história de FAVORITO? Ok... Não tem um favorito, mas a Madeline de Pequenas Grandes Mentiras era bem divertida. Falando nesse livro, foi outro muito bom que li esse ano. Não sabe do que se trata? Envolve três personagens femininas com personalidades fortes, problemas familiares, segredos, fofocas, crimes comuns por aí e pouco falados, morte e investigação. Se eu fosse você, eu leria a resenha (e o livro, of course) antes que a série produzida pela HBO saia. Corram, pois as gravações já estão rolando. Ah, temos Reese Witherspoon, Shailene Woodley e Nicole Kidman no elenco ;)
Victor: Acho que o melhor personagem que eu li esses meses foi Halla, de A Desumanização, porque o Huginho sabe escrever personagens líricos como ninguém. A garota está passando pela fase mais difícil que algum ser humano já tenha passado, e a depressão parece estar tomando ela cada vez mais. A mãe dela dá uma de maluca toda hora, ainda tem a irmã morta, e ela ainda tem problemas seríssimos com o namorado (como eu queria falar de uns spoilers agora) e esse sofrimento absurdo é a construção da personagem mais complexa desse semestre, feita pelo melhor.
10. Um livro que te fez chorar nesse primeiro semestre.
Carol: Nenhum livro me fez chorar ainda nessa vida, e confesso que acho estranho quando alguém fala que morreu de chorar lendo algo hahaha.
Victor: Irmãos. Não cheguei a chorar com nenhum livro esse ano, mas Irmãos do Yu Hua foi o que chegou mais perto de conseguir essa façanha, teve uma hora que eu tive realmente que segurar o choro e parar de ler, senão ia rolar um aguaceiro foda. É uma tragicomédia muito boa, recomendo horrores.
11. Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre.
Carol: Feliz, feliz, rindo a toa, nenhum, mas Slam, do Nick Hornby, me deixou alegrinha pelo simples fato ser em inglês e a primeira leitura que fiz no idioma. A resenha está por vir.
Victor: O Cavaleiro Inexistente. Acho que a melhor classificação de feliz é livro good vibe ou livro que me fez rir, e a novelinha do Calvino parodiando as histórias de cavalaria une as duas coisas numa literatura que não perde a profundidade mesmo tendo essas duas características.
12. Melhor adaptação cinematográfica de um livro que você assistiu até agora, em 2016.
Carol: Eu assisti metade de Psicose, isso conta? Estava bom, mas eu sempre arrumo algo para fazer e acabo deixando os filmes pela metade. Um dia termino, prometo. Resenha desse livro? TEMOS!
Victor: O Fantástico Sr. Raposo. Eu vejo tanto filme que eu nem sei quais eu vi esse ano, e o pior é que eu nunca marco isso, fazer o quê. Mas um que eu lembro de ter assistido é o incrível filme do mestre Wes Anderson sobre uma raposa que quer melhorar de vida e acaba roubando coisas para ficar de boa, e envolve toda a sua família nesse rolo, só vejam.
13. Sua resenha favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo).
Carol: Vocês sabem que existem umas resenhas aqui onde eu mesma digo: olha, não tá muito boa. Mas sabe quando você dedica um tempão escrevendo algo, tentando passar tudo nos mínimos detalhes e sente que conseguiu? Existem algumas por aqui assim. Escolhi a de Os 7 Minutos porque foi um livro que AMEI, AMEI, AMEI, entrou para a minha lista de favoritos e nesse eu quase chorei de tão bom que era, então foi uma resenha muito apaixonada, e na época pouca gente leu, por isso é a escolhida de hoje. Aliás, essa resposta serve de apelo para que vocês leiam hahahaha. Sério, façam esse favorzão aí. Cliquem aqui.
Victor: Fios de Prata. Não vou me estender muito, essa foi a escolha simplesmente pelo fato de que estava há meses entalado no peito o sentimento ruim que esse livro gerou em mim, oh lixo desgraçado.
14. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano.
Carol: Eu Sou a Lenda. A capa é maravilhosa e a contracapa também. A lombada é branca, com uma fonte rosa gigante, você enxerga a metros de distância. Eu ainda não li, mas já folheei umas páginas e ele vem com uns desenhos no início. Achei muito caprichado, a Editora Aleph arrasou!!
Victor: O Apocalipse dos Trabalhadores. Essa foi difícil, o livro-objeto ser bonito é um dos critérios das minhas escolhas, então já viu né?! Mas eu vou falar da finada Cosac, que entendia do negócio de fazer obras-primas na parte estética, e a coleção feita para o Valter Hugo está entre as coisas mais bonitas da minha estante, sendo essa a minha capa preferida entre elas.
15. Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano?
Carol: Como querer não é poder, eu escolho dois do Orwell: Na Pior em Paris e Londres e Como Morrem os Pobres e Outros Ensaios. Li 1984, do mesmo autor, e gostei muito, então quero muito ler outros dele, mas o preço é bem salgadinho. Se Deus permitir (e a Amazon colaborar), até o final do ano eu consigo.
Victor: Todos, mas pelo menos os do Desafio Livrada e Pastoral Americana, porque esse ano vai sair o filme e eu quero ter lido o livro antes.