
AUTOR: E. O. Chirovici
PUBLICAÇÃO ORIGINAL: 2017
ANO DA EDIÇÃO: 2017
EDITORA: Record
PÁGINAS: 322
*Exemplar cedido pela editora.
Vocês gostaram da sinopse? Quando eu li, me interessei, mas infelizmente nem tudo são flores. A resenha vai ser curtinha hoje, então não pisquem.
Posso dizer que a leitura foi mega rápida, mas senti que até a página 200 (!!!) o autor se alonga bastante, de forma que a história que queremos ver demora muito a aparecer. Por muito tempo fiquei esperando a trama complexa, o jogo de espelhos e as desconfianças aparecerem, porém tudo isso veio muito depois. À essa altura, você pode estar achando que o livro foi um saco, super arrastado e maçante, mas nada disso... Ele só não tinha mostrado o que tinha prometido até então.
Já a partir da página 200, as desconfianças começam a surgir e eu gosto muito disso em livros do gênero. As cem páginas finais são boas, mas acho que a história não precisava se esticar tanto no começo. Gostaria que o autor tivesse partido logo para a ação. Tudo caminhava ok, até que o grande mistério foi resolvido e confesso que não vi nada de complexo aí ou surpreendente... O desfecho também é ok, mas eu esperava um pouco mais por conta de todas as promessas. Não só na sinopse, mas também na orelha e até mesmo na capa. Eu sei que objetivo dessas coisas é vender, mas, pera lá né?!
Eu fiquei procurando o sentido do título do livro durante toda a leitura, mas somente no final o autor menciona a expressão. Ele tenta dar esse tom, até porque, se não tivesse tentado, esse não seria o nome da obra, mas eu realmente não vi motivos para isso. Achei superficial e, pelo menos comigo, E. O. Chirovici não conseguiu esse efeito. Por ser o título, eu imaginava que seria algo bombástico na trama... Será que sou burra e não entendi a mensagem? hahahaha. Na real, acho que entendi sim, só não era magnífico como fizeram parecer que seria.
Eu não tinha expectativas iniciais, mas as frases de efeito deram a entender que seria um livro inteligente/complexo/surpreendente. Frases como "um livro dentro de um livro como você nunca leu antes" e "construído de maneira brilhante em uma narrativa elegante, transbordando suspense até a última página" ajudaram a construir essa ideia. Sem contar "um suspense policial escrito como um quadro de Picasso" na capa que até agora não entendi... O que isso quer dizer? Seja o que for, eu não concordo. Achei um pouco exagerado, o livro é apenas mediano.
A obra me entreteve? Sim. Não está fazendo nada de muito importante? Leia, é bom para passar o tempo, mas não espere que seja o melhor livro da sua vida, porque provavelmente não será. E NÃO SE DEIXE ILUDIR POR FRASES DE IMPACTO!!!