Search the site...

OUR BRAVE NEW BLOG
  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS
  • Home
  • Resenhas
  • Sobre o Blog
  • Miscelânea
  • PARCERIAS

OUR BRAVE NEW BLOG

[RESENHA] UM COPO DE CÓLERA - Raduan Nassar

14/6/2016

33 Comments

 
Por: Victor Heliângelo
 Imagem
 UM COPO DE CÓLERA 

 Autor: Raduan Nassar

 Editora: Companhia das Letras

​ Ano: 2013

 Páginas: 91


​     Esses dias estava discutindo com um amigo sobre a obra de hoje. Nós dois o achamos sensacional e genial, muito superior a um monte de romance gigante que tem por aí, mas na hora de revelar as interpretações acerca dos personagens e das ações, percebemos que pensávamos coisas completamente diferentes. E, apesar de todos falarem por aí que isso é comum, que uma pessoa nunca vai ver um livro do mesmo jeito que o outro, essa foi a primeira vez que eu vi acontecendo com tanta oposição, e não achei nada menos que fantástico a capacidade que Um Copo de Cólera tem para revelar, tanto dela quanto de nós mesmos.
 
     Raduan Nassar é um cara esquisito. E, infelizmente, não no sentido que eu gosto. O cara escreveu um livro de contos, uma novela e um romance, surpreendeu o Brasil inteiro (e atualmente o mundo), PRA DEPOIS IR PRO MATO CUIDAR DE GALINHA. Foda, cara... E agora eu já quero comprar os que faltam o mais rápido possível e ao mesmo tempo economizá-los para que não acabem.
 
     Enfim, vamos à sinopse: um cara que fugiu da cidade e foi morar no campo traz sua namorada/ficante jornalista para a sua casa e começa um vuco vuco movimentado em tudo quanto é canto da casa. Já na parte da manhã, o fazendeiro fica putasso com umas formigas que estão fazendo um buraco na sua cerca viva, e a partir daí o que era para ser um problema bobo vira uma discussão enorme entre os dois.
 
     Uma das coisas legais de não ler sinopse é que o seu preconceito não age na hora da compra, porque se eu soubesse que essa obra é nada mais que sexo e depois uma discussão, eu provavelmente nunca a teria comprado. E foi não lendo nada sobre o livro que eu também tive o prazer de conhecer a escrita de Raduan Nassar: um palavrório incessante e poético, que te obriga a mergulhar de cabeça nesse mundo de palavras e que não te deixa respirar até o capítulo acabar.
 
      Os primeiros capítulos servem principalmente para você se acostumar com a prosa de Raduan e se preparar para o derradeiro quinto capítulo, onde há a discussão. Porém, eles mostram um pouco de como é o relacionamento dos dois e também algumas características do casal que ficarão mais claras durante a briga. Briga essa que faz valer o livro, onde Nassar joga questionamentos políticos e filosóficos o tempo todo, e a propria armação da cena é em si uma metáfora para a ditadura militar que estava acontecendo no Brasil na época em que a novela foi lançada (1978), mas isso eu vou deixar para vocês mesmos descobrirem.
 
      O final é bem interessante e te faz refletir sobre como nós lidamos com as nossas relações, tanto com as cotidianas, quanto as relações com quem está no poder. O livro é fino e eu recomendo muito que seja lido de uma vez só, pelo menos o quinto capítulo, porque não tem onde parar quando não se tem pontos finais. O projeto gráfico da Companhia está clean e sucinto. A capa é a mais sóbria possível, apesar do tom de vermelho. Ele é quase do tamanho dos pockets e ainda assim a letra é grande e o espaçamento é legal, ou seja, perfeito para ler e reler nos dias de tédio. E, obviamente, amar e querer todos os que faltam.
Acompanhe o blog através das redes sociais:
Twitter - Facebook - Instagram - Skoob
33 Comments
Livros da Lilly link
14/6/2016 08:44:28 pm

Realmente lendo a sinopse do livro, não desperta interesse em le-lo. Mas vendo o quanto ele te agradou, e fez vc e seu amigo convergirem nas opiniões, também despertou o meu interesse. Parabéns pela resenha.

Bjos!!!

Reply
Our Brave New Blog
15/6/2016 09:53:10 am

Olá Lilly! É o que eu estou falando rsrs, e quem não me deixa mentir é o premio Camões, que esse ano foi para ele, sendo que é uma premiação que é dada pelo conjunto da obra, e um conjunto de 3 livros desbancou qualquer outro escritor da língua portuguesa, então pode ter certeza que vale a pena! Beijos!

(Victor)

Reply
Jéssica link
14/6/2016 09:06:43 pm

Eu também não leio a sinopse pois logo de cara podemos ter uma má impressão e não ler o livro por isso e no final podemos acabar perdendo uma grande história!

Adorei a resenha , não é meu tipo e leitura favorita mas valeu a dica !

Até mais !

www.pintandoasletras.com.br

Reply
Our Brave New Blog
15/6/2016 09:56:56 am

Olá Jéssica, essa é uma das coisas que eu estou tentando pregar por aqui rsrs, outra coisa que eu gosto de falar é que não existe gênero ruim (na verdade minha opinião é que gênero não existe) e que o negocio é entre você e o livro em questão, não importa que pre-conceitos ele tenha. Obrigado pelos elogios, beijos!

(Victor)

Reply
Caio (Rede de Intrigas) link
15/6/2016 11:07:54 am

Victor, beleza?

Eu fiquei no mesmo limbo que você: querer ler tudo dele, ou ficar protelando pra que não acabe nunca. Eu, (in)felizmente, li tudo e agora fico pensando o porquê de não ter demorado mais. hahaha

Tivemos impressões bem parecidas do livro e isso é algo realmente difícil de acontecer. Mas Um Copo de Cólera é daqueles livros que quanto menos se fala, melhor. Você obteve um êxito enorme nisso. Sua resenha está no ponto. Excelente!

Eu me emocionei e acabei falando demais, mas quando puder, dê um check lá no blog.

Você e Carol estão cada vez melhores. Sucesso!

Abraços.

Reply
Our Brave New Blog
15/6/2016 02:18:45 pm

Olá Caio! Difícil essa vida, e o pior é que a cada dia eu alimento a esperança de que ele vai começar a escrever de novo, seja pela indicação ao Man Booker Prize, a premiação do Camões e etc, mas nem um anunciozinho ahueauhe. Obrigado pelos elogios, abraços!

(Victor)

Reply
joana ferraz link
15/6/2016 05:17:45 pm

Pra variar, mais um livro que não conheço. Adoro vir aqui, pq sempre sei que vou conhecer algo novo.
Parabens pela resenha, bem legal

Reply
Our Brave New Blog
16/6/2016 04:06:54 pm

Olá Joana! Obrigado pelos elogios! beijos!

(Victor)

Reply
Érica Camelatto link
15/6/2016 07:10:02 pm

Mais um do qual nunca havia ouvido falar rsrsrs. Não me interesso por esse tipo de livro e acho que pelo jeito que você falou da escrita, eu desistiria no primeiro capítulo.

Beijos,
viajenumlivro.blogspot.com

Reply
Our Brave New Blog
16/6/2016 04:08:13 pm

Olá Erica! que absurdo rsrs, você ia amar, eu tenho certeza ahueahue, abraços!

(Victor)

Reply
Ágno Rosa Vilar link
16/6/2016 12:57:25 am

Lá vou eu adicionar mais um livro na listinha por causa do Victor.
Como sempre, ótima resenha. Interessante o livro. Abraços!

Reply
Our Brave New Blog
16/6/2016 04:41:56 pm

Fala Agno! Obrigado pelos elogios, abraços!

(Victor)

Reply
Lua Mariano link
16/6/2016 01:54:37 am

Sacia minha curiosidade, quantos livros o Victor lê por dia?

Reply
Our Brave New Blog
16/6/2016 04:43:55 pm

Olá Lua! Eu não leio nenhum por dia ahuehauehu, talvez um por semana se o livro é mais curto, e no caso das novelas se eu tiver com vontade eu leio ele de uma vez mesmo, mas conheço gente que le 500 paginas em 8 horas frenéticas ahueaheu

(Victor)

Reply
Fabiely
16/6/2016 06:13:57 pm

Mais um livro novo pra mim? Meu Deus adoro vir aqui vcs sempre me apresentam novas possibilidades de leitura <3! amei o post
beijos
leitoresjardimliterario.blogspot.com

Reply
Our Brave New Blog
16/6/2016 06:50:53 pm

Olá Fabiely! Obrigado pelos elogios, beijos!

(Victor)

Reply
Iza Marrie link
16/6/2016 10:59:07 pm

"PRA DEPOIS IR PRO MATO CUIDAR DE GALINHA" hauhauhauahauhauhauh. Muito boa a resenha!

Reply
Our Brave New Blog
17/6/2016 09:21:07 am

Olá Iza! Filha da puta né auheauhe, fazer o que. Obrigado pelos elogios, abraços!

(Victor)

Reply
Pedro Hugo link
17/6/2016 09:10:00 pm

A sinopse do livro não é nada chamativa,porém o tanto que você falou dele e a capacidade que ele teve de criar opiniões bem distintas me chamou muito atenção. Adorei a resenha

Reply
Our Brave New Blog
19/6/2016 09:05:07 pm

Olá Pedro! Pois é, muitos livros da literatura pesada não tem uma sinopse muito chamativa, mas compensam em varios outros pontos, obrigado pelo elogio e abraços!

(Victor)

Reply
Fabiana link
18/6/2016 01:48:21 pm

Oie!

Pra começar, gostei do seu blog, de muito bom gosto, muito limpo!
Gostei do título do livro e também gostei muito de sua resenha, pois é de uma análise que não revela.
É sempre bom conversar sobre leituras. /vou procurar o livro para ler e quem sabe não discutimos nossas impressões de leitura qq dia desses...

Boas Leituras

www.linguaeliteratura.com.br

Reply
Our Brave New Blog
19/6/2016 09:07:58 pm

Olá Fabiana! Obrigado pelos elogios, assim que você ler pode comentar aqui ou la na pagina do face que eu respondo sim, vou adorar! Abraços!

(Victor)

Reply
Franciele link
18/6/2016 03:20:05 pm

Eu simplesmente AMO suas resenhas. Sempre tem algo divertido e diferente nelas. É mágico isso haha
Todos os livros que você indica aqui eu nunca tinha nem ouvido falar, e adoro isso. Assim posso ampliar minha lista e fugir dos clichês e best-sellers famosinhos.
Eu adorei sua resenha (igual sempre) e fiquei curiosa para ler. Vou tentar achar aqui na minha cidade. Obrigada pela dica 😘
Beijinhos da Fran

Reply
Our Brave New Blog
19/6/2016 09:21:14 pm

Olá Franciele! Obrigado pelos elogios rsrs, a gente lê o que a gente gosta, então é otimo que você fique empolgada para ler também, compre e não vai se arrepender, beijos!

(Victor)

Reply
Monique Lemos link
25/6/2016 10:46:43 pm

Eu gostei bastante da resenha, porém é um livro que eu nunca leria, primeiro pela sinopse, eu nunca compraria, e pelo tema, eu odeio esse tema e esse livro nunca entraria na minha lista de leituras, mas que bom que conseguiu te agradar :)

Reply
Our Brave New Blog
28/6/2016 11:43:30 am

Olá Monique! Gente quanto não nesse comentario huaeuha, eu acho que você devia dar uma chance, esse negocio de tema que eu odeio pode estar te fechando para obras maravilhosas, obrigado pelos elogios e abraços!

(Victor)

Reply
Alana Markele link
30/6/2016 08:41:58 pm

Já disse que não canso de me surpreender com suas resenhas?! hahaha
Não sei se eu leria esse livro HOJE, mas gostei bastante da sua resenha (como você já pode ter percebido na primeira frase do comentário kkk)
Bjs

www.ironiadascapas.com.br

Reply
Our Brave New Blog
1/7/2016 08:29:24 am

Olá Alana! Obrigado pelo elogio, beijos!

(Victor)

Reply
Caroline
3/7/2016 03:32:27 pm

Suas resenhas, as melhoresss, xará! Auhauhauh Eu sempre vejo uns livros por aqui que acho bem diferentes dos que são mais conhecidos, e acho isso muito bacana e interessante, porque assim consigo variar minha lista de livros. E misturou ditadura no meio, achei incrível já!

Beijos, Carol
Blog com V

Reply
Our Brave New Blog
4/7/2016 09:02:48 am

Olá Carol! Obrigado pelos elogios, beijos!

(Victor)

Reply
Blog Livrofilia link
15/7/2016 06:04:57 pm

"essa obra é nada mais que sexo e depois uma discussão" pensei: esse é um livro 50 tons estilo Victor? hahaha tô brincando, sei que não. Esse é um livro que não tenho certeza se leria, não gostei muito. Não sei o motivo. Mas me diz uma coisa, durante a leitura é possível entender o motivo desse nome do livro? Imagino que sim, mas me diz por favor.
Beijos, Victor.

(Emily)

http://www.livrofilia.com/

Reply
Our Brave New Blog
18/7/2016 02:37:50 pm

Olá Emily! Não tem muito a ver auhauhehu, faz um tempo que eu li um livro mais parecido com 50 tons, A Pianista o nome, tem até resenha aqui, mas mesmo assim bem distante do q o livro da James propõe. O nome é pela repentina mudança de temperamento, como se ambos tivessem tomado um copo de colera (não confundir com a doença [dona Carolina confundiu ayegay]), Beijos!

(Victor)

Reply
Emily link
21/7/2016 12:23:33 am

Estou com a Carol kkkk Inicialmente pensei que tinha relação mas depois achei que eu estava viajando, pois seria um absurdo kkk




Leave a Reply.

    ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

    Imagem
    Imagem
    Imagem

    Imagem

    AUTORES

    ​Durante um passeio pelo Mundo das Ideias, Carolina Souza encontra a perfeição em forma de Homem conhecido como Victor Heliângelo e o convida para falar mal dos livros da Biblioteca de Babel neste bravo blog.

    (Nota da Carol: Queria deixar claro que não fui eu que escrevi a baboseira acima. Beijos de luz.)


    FACEBOOK


    INSTAGRAM


    TWITTER

    Tweets de @ourbravenewblog

    Imagem

    EDITORAS PARCEIRAS

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem

Powered by Create your own unique website with customizable templates.